segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Alunos da Escola Municipal Acadêmico Vivaldi Moreira participam de projeto sobre o escritor Fernando Sabino

 
Atendendo a um convite da Gerência de Coordenação de Política Pedagógica e de Formação (GPPE) da SMED e do Programa de Bibliotecas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), os alunos da Escola Municipal Acadêmico Vivaldi Moreira (Rua Agenor de Paula Estrela, n° 380, no bairro Jaqueline), participaram do “Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino”. A iniciativa tem como proposta a criação de trabalhos artísticos que envolvem artes visuais, dança, teatro, contação de histórias, leituras, entre outras atividades, a partir das obras literárias do escritor. 

Os estudantes tiveram contato com fatos bibliográficos, fotos, literatura e mostra de filmes de Fernando Sabino. E a partir destes conteúdos, desenvolveram vários trabalhos desde o inicio deste ano. O processo resultou em uma exposição que aconteceu no dia 06 de novembro, no Point Barreiro, junto à 5ª Feira de Ciências, e contou com a presença de Bernardo Sabino, filho do escritor e Coordenador do projeto. 

Participaram do projeto os seguintes professores: Dulce Constantina de Souza Santos, responsável pela produção de livros com desenhos e releituras das obras, envolvendo os alunos do terceiro ano do primeiro ciclo; Kellen Souza Lemos, que aderiu o trabalho de retextualização com os estudantes do sexto ano e Izaias Pereira dos Santos, que trabalhou com a releitura dos contos e crônicas realizando pinturas de telas com os estudantes do sexto ano do ‘Projeto Entrelaçando’. O entrelaçando é um projeto de correção de fluxo, destinado aos estudantes na faixa etária entre 11 a 14 anos, que apresentam distorção de idade/ano de escolaridade, com dois ou mais anos além do previsto para cada ano do ciclo, visando à regularização do fluxo escolar. 

Para o professor Izaias, desenvolver o processo criativo, por intermédio da Obra de Fernando Sabino, foi um desafio prazeroso. “Descobrimos juntos o mundo e a simplicidade de um grande autor”, disse. Segundo a professora Dulce, o trabalho foi de envolvimento. “Os olhinhos brilharam e falaram das experiências infantis. Dessa inspiração nasceram textos que deram asas à imaginação e favoreceram a aprendizagem da leitura e escrita”, explicou. Conforme a professora Kellen, a experiência foi marcante não apenas para os estudantes, mas também para os professores. “Os alunos têm grande identificação e se divertem muito com a leitura. A retextualização a partir das crônicas do autor foi uma atividade enriquecedora e inesquecível em minha vida profissional”, garantiu. Participaram, ainda, como coordenadores da escola: Ludmila Drumond, Ariene Cunha, Daiane Araújo, Tatiana Marques e Jairo Morais. 

Os estudantes puderam experimentar aos poucos o legado do escritor que “nasceu homem, morreu menino”. Galinha ao molho pardo, Conversinha Mineira, O menino no espelho e O Homem Nu são alguns dos títulos que levaram as crianças a transformar o mundo de imaginação num grande universo fantástico de experimentações. Nessa transformação, modificam-se almas, crescem seres mais sensíveis e intelectuais, é o que vivenciou o aluno do Entrelaçando, Vitor Martins de Aguilar. “Participar dessa experiência representou a oportunidade de conhecer um grande escritor, e despertou em nós a criatividade ao reproduzir seus desenhos e a curiosidade em aprender mais sobre ele”, disse. 

Conforme a aluna do sexto ano, Francielly Mirian, o projeto fez surgir o interesse pela literatura. “Gostei muito das crônicas de Fernando Sabino. Os textos são legais e a imaginação vai longe. As atividades de retextualização foram ótimos aprendizados”, afirmou. Segundo a estudante do terceiro ano do primeiro ciclo, Luna Ferreira, o projeto transformou o relacionamento entre eles. “As histórias de Fernando Sabino nos fazem imaginar as coisas. E nós da turma ficamos mais unidos trocando ideias para fazer os livros e pinturas”, destacou. 

De acordo com a Diretora da escola Adriana Fernandes Lameirinhas e a Vice-diretora Ana Paula Ferreira Martins, o projeto foi de extrema importância para o trabalho pedagógico da escola. “Os textos de leitura fácil e prazerosa atrelado à produção das atividades propostas pelos professores fizeram com que despertasse no aluno, além do gosto pela leitura, o interesse pelas artes plásticas e pela produção textual. Foi fantástico perceber o envolvimento dos alunos com as pinturas a partir das releituras das obras do escritor, principalmente, daqueles que eram muito apáticos ou indisciplinados em sala de aula. Fez diferença na mudança de postura deles em relação ao processo de ensino aprendizagem”, concluíram. 

Sobre o "Encontro Marcado" 

Coordenado por Bernardo Sabino, filho do escritor, "Encontro Marcado com Fernando Sabino”, o projeto é realizado há mais dez anos por cidades de Minas Gerais e São Paulo e tem o intuito de incentivar as crianças e adolescentes das escolas públicas a aproximarem da leitura e conhecerem o trabalho do escritor. Outro objetivo é levar ao público o acesso gratuito às obras de Fernando Sabino, inclusive com a doação de um acervo literário para o município. 

O homenageado 

Fernando Sabino é mineiro de Belo Horizonte; nasceu no dia 12 de outubro de 1923. Trabalhou como locutor e, além disso, escreveu diversos artigos, crônicas e contos em revistas da capital. Esportista, bateu diversos recordes a nado de costas, sendo consagrado campeão sul-americano em 1939. Teve o seu primeiro livro publicado em 1941: Os grilos não cantam mais, quando o autor tinha apenas 18 anos. Em 1944 mudou-se para o Rio de Janeiro onde se tornou colaborador regular do jornal Correio da Manhã. No ano de 1956 ocorreu o lançamento de uma das suas obras mais conhecidas: O encontro marcado. A partir daí, Sabino decidiu viver exclusivamente como escritor e jornalista. Em 1999, recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra, composta por mais de 40 publicações. Fernando Sabino faleceu em 2004, vítima de T.A.F (trauma abdominal fechado) no fígado, às vésperas de completar o seu 81º aniversário.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: