
Os estudantes tiveram contato com fatos bibliográficos, fotos, literatura e mostra de filmes de Fernando Sabino. E a partir destes conteúdos, desenvolveram vários trabalhos desde o inicio deste ano. O processo resultou em uma exposição que aconteceu no dia 06 de novembro, no Point Barreiro, junto à 5ª Feira de Ciências, e contou com a presença de Bernardo Sabino, filho do escritor e Coordenador do projeto.
Participaram do projeto os seguintes professores: Dulce Constantina de Souza Santos, responsável pela produção de livros com desenhos e releituras das obras, envolvendo os alunos do terceiro ano do primeiro ciclo; Kellen Souza Lemos, que aderiu o trabalho de retextualização com os estudantes do sexto ano e Izaias Pereira dos Santos, que trabalhou com a releitura dos contos e crônicas realizando pinturas de telas com os estudantes do sexto ano do ‘Projeto Entrelaçando’. O entrelaçando é um projeto de correção de fluxo, destinado aos estudantes na faixa etária entre 11 a 14 anos, que apresentam distorção de idade/ano de escolaridade, com dois ou mais anos além do previsto para cada ano do ciclo, visando à regularização do fluxo escolar.
Para o professor Izaias, desenvolver o processo criativo, por intermédio da Obra de Fernando Sabino, foi um desafio prazeroso. “Descobrimos juntos o mundo e a simplicidade de um grande autor”, disse. Segundo a professora Dulce, o trabalho foi de envolvimento. “Os olhinhos brilharam e falaram das experiências infantis. Dessa inspiração nasceram textos que deram asas à imaginação e favoreceram a aprendizagem da leitura e escrita”, explicou. Conforme a professora Kellen, a experiência foi marcante não apenas para os estudantes, mas também para os professores. “Os alunos têm grande identificação e se divertem muito com a leitura. A retextualização a partir das crônicas do autor foi uma atividade enriquecedora e inesquecível em minha vida profissional”, garantiu. Participaram, ainda, como coordenadores da escola: Ludmila Drumond, Ariene Cunha, Daiane Araújo, Tatiana Marques e Jairo Morais.
Os estudantes puderam experimentar aos poucos o legado do escritor que “nasceu homem, morreu menino”. Galinha ao molho pardo, Conversinha Mineira, O menino no espelho e O Homem Nu são alguns dos títulos que levaram as crianças a transformar o mundo de imaginação num grande universo fantástico de experimentações. Nessa transformação, modificam-se almas, crescem seres mais sensíveis e intelectuais, é o que vivenciou o aluno do Entrelaçando, Vitor Martins de Aguilar. “Participar dessa experiência representou a oportunidade de conhecer um grande escritor, e despertou em nós a criatividade ao reproduzir seus desenhos e a curiosidade em aprender mais sobre ele”, disse.
Conforme a aluna do sexto ano, Francielly Mirian, o projeto fez surgir o interesse pela literatura. “Gostei muito das crônicas de Fernando Sabino. Os textos são legais e a imaginação vai longe. As atividades de retextualização foram ótimos aprendizados”, afirmou. Segundo a estudante do terceiro ano do primeiro ciclo, Luna Ferreira, o projeto transformou o relacionamento entre eles. “As histórias de Fernando Sabino nos fazem imaginar as coisas. E nós da turma ficamos mais unidos trocando ideias para fazer os livros e pinturas”, destacou.
Sobre o "Encontro Marcado"
Coordenado por Bernardo Sabino, filho do escritor, "Encontro Marcado com Fernando Sabino”, o projeto é realizado há mais dez anos por cidades de Minas Gerais e São Paulo e tem o intuito de incentivar as crianças e adolescentes das escolas públicas a aproximarem da leitura e conhecerem o trabalho do escritor. Outro objetivo é levar ao público o acesso gratuito às obras de Fernando Sabino, inclusive com a doação de um acervo literário para o município.
O homenageado
Nenhum comentário:
Postar um comentário