segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Moradores da região norte recebem Complexo Zilah Spósito




O secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Josué Valadão juntamente com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas José de Oliveira e o secretário de Administração Regional Municipal Norte, Elson Alípio Júnior, entregaram na sexta-feira, dia 11, as obras do complexo Zilah Spósito. O evento reuniu servidores da PBH, artistas e moradores da região na nova sede do Centro Cultural Zilah Spósito (Rua Carnaúba com rua seis, 286, Jaqueline). 

Na ocasião foram entregues o novo Centro Cultural e a praça que também passou por uma completa revitalização. A Praça do Zilah Spósito foi reformada no segundo semestre de 2015. O espaço de 1.025,58 m² recebeu mesas de jogos, bancos de concreto, pintura e recuperação da parte estrutural. Nos canteiros e jardins foram feitos o plantio de grama, três ipês tabaco, uma palmeira licuri e flores. O teatro de arena recebeu novos gradis e pintura, a quadra também passou por intervenções, foi realizada a pintura, a restauração do alambrado e das traves dos gols. A praça ainda recebeu uma academia a céu aberto com doze equipamentos. 

A Gerência Regional de Manutenção Norte (GERMA), foi responsável por toda a obra desde o projeto arquitetônico, paisagístico a execução. O Engenheiro Civil e Gerente Regional de Manutenção Norte, Rosemar Conssenso Gea, foi responsável pelo acompanhamento do processo; o projeto arquitetônico foi feito pelo arquiteto e urbanista, Gerente Regional de Projetos Norte, Matheus Márcio Carvalho, já o projeto de paisagismo foi realizado pelo engenheiro da Gerência de Jardins e Áreas Verdes (GERJAV), Giovanni Nazareno Carmo. 

O Centro Cultural 

Criado em 2000, o CCZS marca a luta e mobilização da população local. O espaço está localizado no Conjunto Zilah Spósito, bairro Jaqueline, Região Norte de Belo Horizonte. Como todos os outros centros, ele é voltado para a formação e capacitação dos cidadãos da região nas áreas artísticas, culturais, de relações de gênero e de cidadania; ao desenvolvimento de projetos na área cultural; ao incentivo à leitura e ao desenvolvimento de atividades socioculturais junto à comunidade. 

O Centro Cultural Zilah Spósito proporciona à população local o acesso à cidadania e a diversas formas de expressão. A programação procura atender a todas as faixas etárias. Como resultado, o incentivo à leitura, à cultura das brincadeiras infantis, às oficinas e cursos de sensibilização, difusão e intercâmbio cultural, a música, o teatro, a dança, os shows e a projeção de filmes, começam a se tornar parte do cotidiano dos moradores do Conjunto Zilah Spósito. 

O local oferece oficinas de brinquedo, circo, teatro, percussão, artes plásticas e de dobradura, identificação e registro do patrimônio, além de seminários e encontros. Conta ainda com uma biblioteca com um acervo de aproximadamente 3.000 livros e sala multimeios. Exposições dos trabalhos realizados nas oficinas e apresentação de espetáculos teatrais e musicais, incentivando assim, o hábito da leitura, a formação e a difusão artística.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: