Quem transita pelos corredores da Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, 25, São Bernardo), pode se encantar com as pinturas, fotos e mensagens, colocadas no local. Trata-se de uma exposição que reúne trabalhos feitos por alunos da Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu – EMDLRA - (Rua Marcos Donato de Lima, Ribeiro de Abreu). Desde 2011, a escola desenvolve projetos institucionais, que visam levar os estudantes, os profissionais de educação, as famílias e a comunidade, a refletirem sobre a construção de valores, que irão proporcionar melhorias no ambiente escolar.
Por meio dos temas: “Gentileza”, em 2011; “O Mundo Que Eu Quero Pra Mim”, em 2012; “Fazer o Bem Faz Bem”, em 2013; "Respeitar é um bem. Eu gosto! E você também?”, em 2014, os educandos desenvolveram diversos trabalhos de arte. Neste ano, o projeto dá continuidade as atividades, e teve como tema: "Sou um bom exemplo?", titulo, também, da 15° edição do Seminário da Infância, que aconteceu em novembro deste ano. Como nas edições anteriores, o evento buscou retratar o que está sendo desenvolvido na escola. Na ocasião a secretária Municipal de Educação, Sueli Baliza, avaliou o tema. “A escolha do tema deste ano foi muito importante, pois é um assunto apropriado para se discutir com as famílias, escola e comunidade”, disse.
Em torno da temática: "Sou um bom exemplo?", foram agregados os seis pilares de educação: afeto; limite; aceitação; respeito; estímulo; e talento, servindo de inspiração para a exposição. “Os 19 painéis, retratando as palavras sustentadoras do projeto, são produções que merecem destaque não só pela beleza, mas pelo envolvimento ao serem produzidas. Já os 12 banners são as fotos e um pouco da história das personalidades. Construímos também uma “Árvore dos Bons Exemplos”, que é a marca do Projeto. Ela tem um significado muito importante: os exemplos são as raízes. Só com bons exemplos colhemos bons frutos”, explicou Diretora da EMDLRA, Juliana Tófani de Sousa.
A idealização do projeto vem dando certo e contagiando os envolvidos. “Vamos aprendendo a respeitar as diferenças, quem é branco, quem é negro e todas as pessoas. O nosso mascote é a formiga e ela é muito trabalhadora. As formigas são um bom exemplo, porque são organizadas e trabalham juntas”, afirmaram os alunos Yalena Sara Dias e Nicolas Felipe Lourenço, ambos de sete anos. Eles pintaram uma das telas que estão disponíveis na exposição.
Trabalhar esta temática com os alunos também ensinou aos próprios professores e profissionais que atuam na escola, garantiu a professora, Ana Rosa Leite Rodrigues. “Trabalhar este tema foi muito significativo para mim, porque à medida que fui conhecendo bons exemplos fui me sentindo estimulada a fazer o mesmo, ou seja, dar bons exemplos, falar de exemplos, estimular os bons exemplos. Foi uma lição de vida, melhor dizendo, foi um exemplo para a minha vida o projeto deste ano”, afirmou.
Além dos estudantes e professores, os pais estão satisfeitos com os projetos realizados pela instituição. De acordo com Rinaldo Macedo, é um orgulho dizer que suas filhas estudam na escola Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu. “Palavras são poucas pra dizer a enorme gratidão que tenho por essa escola. Agradeço a todos os funcionários pela dedicação, empenho, carinho e amor, que eles têm pelas minhas filhas e a minha esposa. Sempre vou levar o nome de todos onde eu estiver”, destacou.
A exposição que, atualmente, está na Regional Norte, irá ocupar, ainda, outros espaços da capital. O objetivo é levar aos cidadãos de Belo Horizonte a possibilidade de refletir sobre o assunto e, com isso, construir novos exemplos, como destaca Juliana. “Ao levarmos a exposição para além dos muros da escola, levamos também a certeza de que o trabalho por projetos, principalmente, aqueles que envolvem toda uma instituição, é árduo, exige coragem, mas o resultado vale muito a pena. Todos aprendem muito. O professor, o funcionário, o aluno e sua família. A grandeza deste Projeto e de todas as ações que vivenciamos dentro de nossa escola, nos deixa a certeza de que nossa ação convence muito mais que as palavras e que seremos sempre um exemplo para alguém”, concluiu a diretora.
Sobre o Seminário
O 15° Seminário da Infância aconteceu no dia sete de novembro e contou com a presença da Secretária de Educação, Sueli Baliza. Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra “Escola Empreendera”, ministrada pelo consultor pedagógico, coordenador e professor em programas de pós-graduação de diversas Instituições de ensino superior do Brasil, e idealizador do projeto Tio Flávio Cultural, Flávio Tófani, o “Tio Flávio”. O palestrante ofereceu, também, uma apresentação com o Coral da APAC de Santa Luzia. Na oportunidade ocorreu, ainda, um momento de inteiração e trabalho em grupo com a equipe Lab Dance. Além disso, foram realizadas oficinas simultâneas, ofertadas pelos professores: Raquel Marquezine, Wender Calixto e Alberto Cunha.
Neste ano o seminário também contou com a participação das famílias dos alunos da instituição, convidados das UMEIS e creches conveniadas, de outras escolas municipais e privadas da região, além dos profissionais de educação.
FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).
Nenhum comentário:
Postar um comentário