terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Trabalhos de alunos de Escola Municipal são expostos na sede da Regional Norte


Quem transita pelos corredores da Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, 25, São Bernardo), pode se encantar com as pinturas, fotos e mensagens, colocadas no local. Trata-se de uma exposição que reúne trabalhos feitos por alunos da Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu – EMDLRA - (Rua Marcos Donato de Lima, Ribeiro de Abreu). Desde 2011, a escola desenvolve projetos institucionais, que visam levar os estudantes, os profissionais de educação, as famílias e a comunidade, a refletirem sobre a construção de valores, que irão proporcionar melhorias no ambiente escolar. 

Por meio dos temas: “Gentileza”, em 2011; “O Mundo Que Eu Quero Pra Mim”, em 2012; “Fazer o Bem Faz Bem”, em 2013; "Respeitar é um bem. Eu gosto! E você também?”, em 2014, os educandos desenvolveram diversos trabalhos de arte. Neste ano, o projeto dá continuidade as atividades, e teve como tema: "Sou um bom exemplo?", titulo, também, da 15° edição do Seminário da Infância, que aconteceu em novembro deste ano. Como nas edições anteriores, o evento buscou retratar o que está sendo desenvolvido na escola. Na ocasião a secretária Municipal de Educação, Sueli Baliza, avaliou o tema. “A escolha do tema deste ano foi muito importante, pois é um assunto apropriado para se discutir com as famílias, escola e comunidade”, disse. 


Em torno da temática: "Sou um bom exemplo?", foram agregados os seis pilares de educação: afeto; limite; aceitação; respeito; estímulo; e talento, servindo de inspiração para a exposição. “Os 19 painéis, retratando as palavras sustentadoras do projeto, são produções que merecem destaque não só pela beleza, mas pelo envolvimento ao serem produzidas. Já os 12 banners são as fotos e um pouco da história das personalidades. Construímos também uma “Árvore dos Bons Exemplos”, que é a marca do Projeto. Ela tem um significado muito importante: os exemplos são as raízes. Só com bons exemplos colhemos bons frutos”, explicou Diretora da EMDLRA, Juliana Tófani de Sousa. 

A idealização do projeto vem dando certo e contagiando os envolvidos. “Vamos aprendendo a respeitar as diferenças, quem é branco, quem é negro e todas as pessoas. O nosso mascote é a formiga e ela é muito trabalhadora. As formigas são um bom exemplo, porque são organizadas e trabalham juntas”, afirmaram os alunos Yalena Sara Dias e Nicolas Felipe Lourenço, ambos de sete anos. Eles pintaram uma das telas que estão disponíveis na exposição. 

Trabalhar esta temática com os alunos também ensinou aos próprios professores e profissionais que atuam na escola, garantiu a professora, Ana Rosa Leite Rodrigues. “Trabalhar este tema foi muito significativo para mim, porque à medida que fui conhecendo bons exemplos fui me sentindo estimulada a fazer o mesmo, ou seja, dar bons exemplos, falar de exemplos, estimular os bons exemplos. Foi uma lição de vida, melhor dizendo, foi um exemplo para a minha vida o projeto deste ano”, afirmou. 

Além dos estudantes e professores, os pais estão satisfeitos com os projetos realizados pela instituição. De acordo com Rinaldo Macedo, é um orgulho dizer que suas filhas estudam na escola Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu. “Palavras são poucas pra dizer a enorme gratidão que tenho por essa escola. Agradeço a todos os funcionários pela dedicação, empenho, carinho e amor, que eles têm pelas minhas filhas e a minha esposa. Sempre vou levar o nome de todos onde eu estiver”, destacou. 

A exposição que, atualmente, está na Regional Norte, irá ocupar, ainda, outros espaços da capital. O objetivo é levar aos cidadãos de Belo Horizonte a possibilidade de refletir sobre o assunto e, com isso, construir novos exemplos, como destaca Juliana. “Ao levarmos a exposição para além dos muros da escola, levamos também a certeza de que o trabalho por projetos, principalmente, aqueles que envolvem toda uma instituição, é árduo, exige coragem, mas o resultado vale muito a pena. Todos aprendem muito. O professor, o funcionário, o aluno e sua família. A grandeza deste Projeto e de todas as ações que vivenciamos dentro de nossa escola, nos deixa a certeza de que nossa ação convence muito mais que as palavras e que seremos sempre um exemplo para alguém”, concluiu a diretora. 

Sobre o Seminário 


O 15° Seminário da Infância aconteceu no dia sete de novembro e contou com a presença da Secretária de Educação, Sueli Baliza. Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra “Escola Empreendera”, ministrada pelo consultor pedagógico, coordenador e professor em programas de pós-graduação de diversas Instituições de ensino superior do Brasil, e idealizador do projeto Tio Flávio Cultural, Flávio Tófani, o “Tio Flávio”. O palestrante ofereceu, também, uma apresentação com o Coral da APAC de Santa Luzia. Na oportunidade ocorreu, ainda, um momento de inteiração e trabalho em grupo com a equipe Lab Dance. Além disso, foram realizadas oficinas simultâneas, ofertadas pelos professores: Raquel Marquezine, Wender Calixto e Alberto Cunha. 

Neste ano o seminário também contou com a participação das famílias dos alunos da instituição, convidados das UMEIS e creches conveniadas, de outras escolas municipais e privadas da região, além dos profissionais de educação.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: