terça-feira, 8 de novembro de 2016

Outubro Rosa na Regional Norte

O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido de luta contra o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença e resaltando a importância do diagnostico precoce que contribui para a redução da mortalidade.


A campanha teve inicio nos Estados Unidos na década de 90, onde vários estados promoviam ações isoladas acerca do tema. Após a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês oficial de prevenção e luta contra o câncer de mama. O laço cor-de-rosa que simboliza o Outubro Rosa foi utilizado pela primeira vez em uma corrida de sensibilização do câncer de mama realizada em Nova Iorque em 1991, G. Komen Breast Cancer Foundation distribuiu os laços rosa para os participantes da corrida. A cor rosa é também culturalmente associada ao universo feminino.

Uma das características do Outubro Rosa que auxilia na divulgação e enaltecimento do movimento é a iluminação dos monumentos com a cor rosa. No Brasil o primeiro monumento a ser iluminado foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo. A iniciativa foi de um grupo de mulheres que simpatizavam com a causa e que com o apoio de uma grande empresa de cosméticos europeia iluminaram o monumento por um período efêmero, mas que foi um precursor para que alguns anos depois outros monumentos e prédios por todo o país também fossem iluminados, entre eles um dos símbolos do Brasil, o Cristo redentor localizado no Rio de Janeiro.

A popularidade do Outubro Rosa alcança diversos países motivando e unindo esses povos a lutar pela mesma causa. A iluminação e o laço cor-de-rosa se tornaram os símbolos visuais do movimento sendo compreendidos em grande parte do mundo. O mês de outubro fortalece a necessidade e a importância da prevenção através do diagnóstico precoce e são realizados também eventos com o objetivo de arrecadar fundos para financiar pesquisas que estudam o câncer de mama procurando aperfeiçoar os tratamentos e encontrar uma cura.  

A Regional Norte por meio da GERSA-N, sabendo da importância da conscientização sobre o câncer de mama, promoveu eventos em seus centros de saúde com o objetivo de informar, tirar dúvidas e ensinar sobre o alto exame. Aproximadamente 520 mulheres participaram das palestras que aconteceram no Centro de Saúde São Tomás, Centro de Saúde Floramar, Centro de Saúde Lajedo, Cento de Saúde Etelvina Carneiro e Centro de Saúde Felicidade II. 


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: