sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Fórum da Criança e do Adolescente

A comissão Operativa Local - COL Norte organizou na ultima quinta-feira (24), o Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente Norte que trouxe como pauta o problema das drogas e sua relação com os jovens. Houve duas palestras, para os 70 participantes do fórum que foi seguida por uma roda de conversa repleta por relatos e questionamentos.

A Regional Norte foi parabenizada pelos palestrantes Arnor Jose Trindade Filho - coordenador de saúde mental da secretaria municipal de saúde e Soraya Romina - Assessora Especial da SMPS e Presidente do CMPD, por seu pioneirismo em propiciar esse momento de discussão, abordando o assunto drogas, que é delicado e permeia cada dia mais a realidade das famílias e da sociedade em geral. As gerencias de saúde e educação, participaram ativamente do fórum por serem áreas ligadas diretamente ao atendimento da população, necessitando sempre atualizar suas informações em busca de novas propostas de abordagem, com o intuito de orientar e ajudar a população.

Arnor abordou em sua apresentação o tema: “reflexões sobre a polêmica regularização do uso da maconha do Brasil e os possíveis impactos para crianças e adolescentes”, a partir desse tema foram levantados questionamentos sobre as possíveis soluções para a redução das mortes em decorrência do uso de drogas e das variáveis decorrentes dela. Soraya complementou a apresentação expondo dados que apontam o perfil das principais vitimas da criminalização e das drogas, motivando os servidores a pensarem maneiras de complementar o trabalho que já é desenvolvido como pelo programa Fica Vivo! , através das atividades desenvolvidas nos CRAS e das campanhas contra o uso de drogas, buscando dessa forma, reverter esse quadro. Foi ressaltada também a importância do trabalho conjunto entre educação e família como o principal fator de combate ao uso de drogas por crianças e adolescentes.


Fotos: Yasmin Candelária

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: