
O trabalho, realizado pela Equipe de Saúde da Família 3, faz parte do programa de ocombate à desnutrução desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e tem como objetivo examinar as crianças abaixo do peso, fazer um acompanhamento mensal com orientação nutricional e acompanhar a evolução dos casos. A proposta é que cada criança do programa atinja o padrão nutricional estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.
Segundo Suzana de Pádua Borges, enfermeira do Centro de Saúde Jaqueline, o trabalho reforça a importância do cuidado com a alimentação das crianças desde o nascimento.“É necessário que as crianças se alimentem de nutrientes e mineirais para um desenvolvimento saudável. O envolvimento das famílias é muito importante para o sucesso desta política ”.
A equipe acompanha cerca de 50 crianças que são pesadas mensalmente e as que se encontram abaixo do peso ideal ou desnutridas são classificadas dentro do padrão de risco nutricional grave ou moderado. Também são realizadas palestras com familiares sobre alimentação adequada e distribuição de leite em pó e uma lata de óleo, de acordo com a necessidade de cada criança.
Durante o encontro festivo, que contou com a participação de familiares, agentes de saúde, técnicos, médicos e equipe de odontologia, houve apresentação de teatro com fantasias, dança, brincadeiras de roda, festa junina e sorteio de lembranças para as crianças que participam do evento.
Um comentário:
OLÁ, SOU ACADEMICA DE MEDICINA E TRABALHO NO RISOLETA NEVES. TENTEI FAZER CONTATO COM O CS JAQUELINE PELO TEL INFORMADO NO SITE DA PBH E NAO CONSEGUI, POR DOIS DIAS CONSECUTIVOS SÓ CHAMOU E NINGUÉM ATENDEU. VOCES TEM OUTRO CONTATO? MEU EMAIL É LULUNANET@GMAIL.COM
AGRADECO LUCIANA MACHADO CAETANO
Postar um comentário