terça-feira, 7 de julho de 2009

Centro de saúde Jaqueline combate desnutrição infantil

Foi realizado no dia 24 de junho, na Igreja Católica Nossa Senhora do Belo Ramo, região Norte da cidade, evento recreativo com os participantes do grupo de desnutrição do Centro de Saúde Jaqueline I.
O trabalho, realizado pela Equipe de Saúde da Família 3, faz parte do programa de ocombate à desnutrução desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e tem como objetivo examinar as crianças abaixo do peso, fazer um acompanhamento mensal com orientação nutricional e acompanhar a evolução dos casos. A proposta é que cada criança do programa atinja o padrão nutricional estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.
Segundo Suzana de Pádua Borges, enfermeira do Centro de Saúde Jaqueline, o trabalho reforça a importância do cuidado com a alimentação das crianças desde o nascimento.“É necessário que as crianças se alimentem de nutrientes e mineirais para um desenvolvimento saudável. O envolvimento das famílias é muito importante para o sucesso desta política ”.
A equipe acompanha cerca de 50 crianças que são pesadas mensalmente e as que se encontram abaixo do peso ideal ou desnutridas são classificadas dentro do padrão de risco nutricional grave ou moderado. Também são realizadas palestras com familiares sobre alimentação adequada e distribuição de leite em pó e uma lata de óleo, de acordo com a necessidade de cada criança.
Durante o encontro festivo, que contou com a participação de familiares, agentes de saúde, técnicos, médicos e equipe de odontologia, houve apresentação de teatro com fantasias, dança, brincadeiras de roda, festa junina e sorteio de lembranças para as crianças que participam do evento.

Um comentário:

Completamente Aleatório disse...

OLÁ, SOU ACADEMICA DE MEDICINA E TRABALHO NO RISOLETA NEVES. TENTEI FAZER CONTATO COM O CS JAQUELINE PELO TEL INFORMADO NO SITE DA PBH E NAO CONSEGUI, POR DOIS DIAS CONSECUTIVOS SÓ CHAMOU E NINGUÉM ATENDEU. VOCES TEM OUTRO CONTATO? MEU EMAIL É LULUNANET@GMAIL.COM

AGRADECO LUCIANA MACHADO CAETANO