quinta-feira, 9 de julho de 2009

Programa leva estudantes de Escola Municipal para Ouro Preto

Gercom-N
O projeto Caia na Real- Desvendando as Minas Gerais, realizado pela Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, promoveu mais uma viagem a uma das cidades históricas de Minas Gerais. Cerca de 90 alunos com idades entre 10 e 13 anos visitaram na últma semana a cidade de Ouro Preto. Eles foram acompanhados de uma equipe pedagógica composta por 11 professores.
A turma saiu da escola às 7 horas da manhã e retornou no final da tarde. Em Ouro Preto, os alunos visitaram o Museu da Inconfidênica, a Casa dos Contos e a Igreja São Francisco de Assis, além de passearem pelas ladeiras da cidade. Para a coordenadora do 2º ciclo, Mirtes Aparecida Gomes, a viagem foi muito proveitosa. “Do ponto de vista da ação pedagógica, esse projeto promove um aprendizado mais eficaz. Ele proporciona aos alunos uma vivência fora da escola e o reconhecimento dele próprio enquanto formador desta história”.
Mirtes Gomes explicou que o projeto é desenvolvido ao longo do ano e envolve todas as disciplinas. “O trabalho desenvolvido em sala de aula permite que os alunos saibam com atencedência o que eles vão conhecer. Desde a história, geografia e fauna dos lugares a serem visitados até o sistema monetário usado na época da colonização e como seria nos dias de hoje, são trabalhados com os meninos.
A visita, então, vem coroar todo um trabalho que é feito em sala de aula. O estímulo é impressionante. A gente vê nos olhos das crianças a satisfação de participar e de poder conhecer lugares diferentes, descobrir coisas novas”, concluiu.

Nenhum comentário: