quinta-feira, 16 de julho de 2009

A GERÊNCIA REGIONAL DE ZOONOSES NORTE CAPACITA FUNCIONÁRIOS (ACE I, ACE II e Agentes Sanitários)

Gercom-N
A Gerência Regional de Zoonoses norte estará efetuando nos dias 27 e 29 de julho, a capacitação de seus Agentes de Controle de Endemias I, II e Agentes Sanitários em técnicas de controle de leishmaniose e de roedores, com foco no manejo ambiental e na educação em saúde.
O controle do mosquito transmissor da leishmaniose é difícil, pois o mesmo se desenvolve no solo rico em matéria orgânica em decomposição, ao contrário do Aedes aegitpy que precisa de água para o seu ciclo reprodutivo.No caso dos roedores, Belo Horizonte apresenta hoje um perfil diferente em relação a alguns anos atrás, quando predominava a ratazana de esgoto (Rattus norvegicus).
Atualmente,com o combate intensivo desses roedores, ocorreu a diminuição da população de ratazanas,o que veio a favorecer a proliferação do rato-de-telhado, sendo necessário a modificação de enfoque quanto ao controle dessa praga.
Assim a Gerência de Controle de Zoonoses Norte procura instrumentalizar os seus funcionários para que possam continuar a manter a qualidade do atendimento às demandas da população da Regional.
Viviane Lúcia Carneiro - Gerente de Controle de Zoonoses

Nenhum comentário: