sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Recomendações para se prevenir do Vírus Influenza A H1N1

Gercom-N
1. Permanecer no domicílio enquanto durarem os sintomas da doença. Não ir à escola ou trabalho. O Ministério da Saúde recomenda sete dias após o inicio dos sintomas para maiores de 12 anos. Para crianças com menos de 12 anos, a recomendação é de 14 dias.
2. Se o paciente precisar sair de casa (por exemplo, para receber cuidados médicos), ele deve usar máscara cirúrgica e cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.
3. Sempre que possível, o paciente deve permanecer num quarto bem ventilado e com a porta fechada. Evitar permanecer nos ambientes comuns da casa.
4. Evitar visitas. Recomendar aos amigos e parentes estabelecer contatos apenas por telefone.
5. Evitar que gestantes crianças menores de cinco anos, adultos maiores que 65 anos ou pessoas doentes tenham contato próximo com o paciente.
6. Limitar o contato com outras pessoas. Se este contato ocorrer, o paciente deve permanecer à distância mínima de um metro de outra pessoa. Quando o contato próximo for necessário, o paciente e o contato devem usar máscara cirúrgica. Se possível, apenas um adulto em casa deve cuidar da pessoa doente. Lavar bem as mãos com água e sabão após cada cuidado.
7. A máscara deve ser trocada quando estiver úmida. Toda vez que tocar na máscara lavar as mãos com água e sabão. As máscaras utilizadas devem ser desprezadas numa lixeira exclusiva, com tampa e forrada com saco plástico. Retirar o lixo diariamente fechando o saco. Aguardar 12 horas. Após este prazo encaminhar o saco fechado para coleta junto com os demais resíduos do domicílio. Lavar bem as mãos após estas tarefas.
8. Ao espirrar, tossir ou fazer a higiene nasal, usar lenço de papel ou papel higiênico ou proteger a boca e o nariz com o cotovelo. Ver figura a seguir.
9. Os lenços de papel e o papel higiênico devem ser desprezados no vaso sanitário e a tampa do vaso deve ser fechada antes da descarga para evitar aerossolização. Lavar bem as mãos ou aplicar um produto a base de álcool.
10. O banheiro deve ser limpo diariamente com desinfetante doméstico, seguindo as recomendações do fabricante.
11. Deve ser estimulado a beber muito líquido e ficar de repouso.
12. Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
13. Lavar os pratos, talheres e copos utilizados pelo doente com água e detergente.
14. Lavar a roupa do paciente com água e sabão. Evitar agitar e abraçar a roupa ao manuseá-la.
15. Manter as superfícies (especialmente criados, maçanetas, torneiras e outras superfícies do banheiro, brinquedos) limpas utilizando desinfetantes domésticos, de acordo com instruções contidas no rótulo do produto.
16. Procurar assistência médica imediatamente se a pessoa doente em casa: • Tiver dificuldade em respirar ou queixar dor no peito, • Ficar com os lábios descoloridos ou roxos, • Apresentar vômitos persistentes ou dor abdominal intensa, • Apresentar sinais de desidratação, tais como tonturas quando de pé, ausência de urina, ou em crianças, a falta de lágrimas quando chorar, • Apresentar convulsões, • Ficar prostrada ou se tornar confusa; • Qualquer outra alteração relevante.

Nenhum comentário: