quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ciclo de debates aborda freqüência escolar

Gercom-N A Regional Norte reuniu na última semana cerca de cem pessoas para participar do Ciclo de Debates- Colegiado em Ação. O objetivo é implicar os Colegiados Escolares no processo de monitoramento da freqüência e da aprendizagem escolar dos estudantes.
Com o tema “Os colegiados escolares perante os desafios da freqüência escolar e da aprendizagem”, a equipe da Gerência Regional de Educação Norte apresentou os dados sobre a freqüência escolar na região Norte. De acordo com a gerente Regional de Bolsa Escola, Ângela Lemos a freqüência continua sendo um problema grave. “O poder público garante o direito da criança e do adolescente de estar na escola. É preciso motivá-lo e garantir uma permanência de qualidade.” Para assegurar essa permanência de qualidade, a Regional Norte programou ações que visam envolver a família e a comunidade.
Entre as ações destacam-se visitas à casa do aluno infreqüente e um acompanhamento na escola. A proposta é interferir nas causas da infrequência. Para isto é necessário contextualizar o ambiente no qual o aluno é inserido.
Para Ângela Lemos, a escola deve ficar atenta para identificar e acompanhar esses casos logo no início e tentar buscar uma saída. Em setembro de 2009, na Regional Norte, 270 alunos já estavam retidos por infrequência. “A maior causa da infrequência, principalmente das meninas,está relacionada à doença na família. Mas há também muitos casos relacionados à violência urbana, ao preconceito da comunidade escolar e até mesmo desmotivação. É preciso mudar esta realidade.”

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