terça-feira, 17 de novembro de 2009

Regional Norte promove capacitação contra a violência infanto-juvenil.

Gercom-N
Com o tema “Saúde e Educação no enfrentamento à violência sexual’’, a Regional Norte realizou, na última terça-feira, dia 17, encontro com 30 agentes para dar seqüência às oficinas de capacitação do Programa de Ações Integradas e Referências ao Enfrentamento à Violência Infanto-Juvenil (PAIR).
Nos encontros são discutidas ações desenvolvidas pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente no combate ao abuso sexual. Durante as oficinas é feito um diagnóstico dos serviços que a rede possui e um estudo dos projetos parceiros. Para aproximação do tema, são apresentados casos fictícios de abuso sexual com vistas a levar os agentes ao questionamento. A partir daí, os participantes são motivados a pensar em ações que auxiliam no enfrentamento à violência e nos possíveis parceiros. Até dezembro serão formados 280 agentes capacitadores em Belo Horizonte. A Região Norte vai formar 30 agentes. A proposta é expandir o programa para os próximos anos.
No Brasil, a violência contra a criança e o adolescente é apontada como um caso de saúde pública. Dentre os tipos de violência contra este público, destaca-se a violência sexual, que deixa de ser considerado um problema exclusivo da área social e jurídica e passa a ser tratada também como um problema de saúde pública. Na Educação muitos desafios têm sido lançados à escola como meio de responder às demandas sempre crescentes de adequação da formação das novas gerações. Dentre estes tantos desafios, destacamos o de contribuir para a promoção da proteção integral á criança e ao adolescente.
Os participantes refletiram sobre o papel estratégico da Educação e da Educação na rede de enfrentamento e discutiram quais poderiam ser as contribuições destas áreas no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil. Foram propostas ações voltadas ao fortalecimento da articulação dessa política às demais áreas e à identificação de sinais de ocorrência da violência sexual contra crianças e adolescentes, além da intervenção das escolas e das unidades de saúde em situações em que há ocorrência do fenômeno.
Segundo a coordenadora do PAIR EXPANSÃO na Regional Norte, Nilma Corrêa, um dos objetivos é saber o que a Saúde e Educação pode oferecer. “Visamos propor alternativas e melhorias desses serviços para o recolhimento das crianças e adolescentes”, afirmou.
O Projeto PAIR realiza ao longo de três meses onze reuniões com temas variados de discussão ao enfrentamento a violência sexual. O projeto será finalizado no próximo dia 1° de dezembro com o Plano Operacional Local de Enfrentamento à Violência Infanto-Juvenil na Região Norte. Na próxima terça-feira o tema de discussão será “Defesa e Responsabilização’’.

Nenhum comentário: