terça-feira, 17 de novembro de 2009

Projeto Educação de Jovens e Adultos é destaque na Região Norte

Gercom-N
Todos os dias na Regional Norte, doze alunos se encontram para duas horas de aula. A turma é formada por trabalhadores da Gerência de Manutenção da Prefeitura de Belo Horizonte, e funcionários terceirizados. Muitos, no início do ano, chegaram com dificuldades de leitura e escrita, e até dezembro acompanharão a primeira formatura.
A professora Sirlene Aparecida Alves, pós-graduada em Educação Comunitária, conta que, no início, encontrou algumas dificuldades. “No início eles tinham medo de escrever, ler, e através do incentivo e da psicologia, hoje a leitura e escrita acontecem naturalmente. Eu acreditei primeiramente nas capacidades deles. O Projeto Educação de Jovens e Adultos, EJA-BH, tem como proposta facilitar o acesso à educação para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar na idade adequada. Para isto, o projeto leva o professor até os locais de trabalho ou até as comunidades.
O método utilizado os aproxima do conteúdo, fazendo com que o conhecimento tenha sentido e significado. Através de um tema pré determinado, os alunos aprendem História, Português, Matemática e Geografia e sempre que possível realizam excursões educativas para cidades históricas como Ouro Preto, Mariana e Sabará.
Na turma de ciclo único de formação, estão presentes todos os níveis de aprendizado, desde a alfabetização até a conclusão do Ensino Fundamental. Roberto Geraldo Rodrigues de Almeida, funcionário da SUDECAP, é um dos alunos que vão concluir o Ensino fundamental em dezembro de 2009. Para ele a volta à escola é um sonho conquistado. “A minha formatura é uma realização. Eu não tive oportunidade de estudar quando era novo, e estudando aqui foi uma boa maneira de conciliar trabalho e estudo. É também uma maneira de mostrar para os meus filhos o valor do estudo e que a vida continua”.

Nenhum comentário: