sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Escola Municipal comemora Dia da Consciência Negra na Região Norte

Gercom-N
A Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar comemorou nesta sexta-feira, dia 20, o Dia da Consciência Negra, com o evento, ‘’Manhã Cultural Afro-Brasileira’’, no bairro Providência, região Norte. Com o objetivo de trabalhar na escola a cultura afro-brasileira e a mistura de raças o projeto aliou cultura, arte e educação para jovens e adultos ressaltando a importância da união de raças com vistas a reduzir a discriminação entre os próprios alunos. O tema foi abordado durante o ano letivo por meio de literatura afro-brasileira, filmes, exposição de artes e visitas técnicas ao quilombo da região.
Durante o evento, o cantor Vicente Muzinga apresentou músicas africanas em uma releitura de ritmos africanos do Século XVIII, e destacou as diferenças de comportamento da cultura africana no passado e presente. “Procuro apresentar as tradições africanas nas músicas com as linguagens e dialetos usados no passado misturado com a música negra atual”, explica.
Logo após alunos, pais e professores assistiram uma apresentação de dança africana e desfile dos alunos do 2º ciclo com roupas típicas africanas. Palestras, leitura de poemas, dramatização da história “Bonequinha Preta”, e bonecos feitos de garrafas pets para simbolizar os negros foram algumas atrações do evento.
A professora Zenaide Salgueiro, coordenadora do projeto, participa da organização do evento há cinco anos e acredita no resultado positivo na redução da discriminação entre alunos. “O objetivo é promover interação, respeito, ética e cidadania entre alunos e contribuir para que os aceitem uns aos outros como são”, ressalta.
Click no LINK e veja as fotos do evento:http://picasaweb.google.com.br/SarmuNorte/DiaDaConscienciaNegraNORTE?feat=directlink

Nenhum comentário: