sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Capacitação em aleitamento materno reúne Agentes de Saúde da Região Norte

Gercom-N
Com o objetivo de sensibilizar agentes comunitários de saúde a incentivar mães a amamentarem seus filhos visando aumentar o número de crianças amamentadas de maneira correta, a Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por meio das Gerências Regionais de Saúde e Gestão do Trabalho, e em parceria com o Hospital Sofia Feldman, finalizou na última quinta-feira, dia 10, um curso de capacitação em Aleitamento Materno para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no auditório do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus. De acordo com a organização, cerca de 260 ACS participaram das atividades .
Para a psicóloga e referência técnica da Gerência Distrital de Gestão do Trabalho, Marília Geovani, a capacitação dos ACS vai possibilitar uma melhoria no atendimento. “Para os ACS, existe uma dificuldade dos usuários ao amamentar seus bebês e aqui os ACS vão participar de um treinamento para orientar os usuários”, disse.
De acordo com dados da 2° Pesquisa Nacional de Prevalência do Aleitamento Materno do ano de 2008, houve uma pequena melhora em comparação com a mesma pesquisa em 1999. Segundo o médico e consultor em aleitamento materno, Edson Borges de Souza “a Organização Mundial de Saúde recomenda que as mães amamentem seus filhos por pelo menos seis meses, mas apenas 30% amamentam os filhos por este período. Na maioria dos casos, as mães reclamam que o leite é fraco. Dores no peito, fissura nos mamilos e falta de orientação quando aparecem às dificuldades surgem como impedimentos para que a amamentação seja efetivada corretamente,” afirmou.
Segundo Genilda Quintão, agente comunitária de saúde do Centro de Saúde Jardim Guanabara a capacitação é importante, pois os ACS representam o elo entre o Centro de Saúde e a comunidade. As pessoas nos procuram para ajudá-los e é interessante saber para poder orientar corretamente’’, afirmou.
Entre os dias 26/11 e 10/12 foram ministradas cinco capacitações de aleitamento materno, cada uma com carga horária de 4 horas. A Capacitação é ministrada pelo Dr.Edson Borges de Souza, médico e consultor em aleitamento materno.

Nenhum comentário: