segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Regional Norte combate a leishmaniose

Gercom-N
Em continuidade as ações de controle da Leishmaniose Viceral, a Regional Norte realizou, durante todo o ano de 2009, mais de 21 mil ações de borrifações dentro e fora de casa, em 16 bairros da região. O objetivo é eliminar o mosquito palha, vetor da doença. Neste período foram registrados 14 casos humanos confirmados.
Para impedir o avanço da doença, além da borrifação, a Prefeitura realiza ações integradas de manejo ambiental e exames para identificação de cães soropositivos. Neste ano, foram realizados 20.685 exames em cães. Destes, 1326 estavam contaminados e foram encaminhados para a eutanásia.
De acordo com a gerente de Controle de Zoonoses, Viviane Carneiro, os agentes de combate à endemias orientam a população sobre as formas de prevenção da doença, enfocando principalmente a importância do manejo ambiental para evitar a formação de criadouros dos mosquito. “É necessário manter jardins e quintais limpos, podar árvores e retirar o adubo orgânico, como folhas, troncos, frutas caídas ou fezes de animais, que é onde o mosquito se desenvolve. A população também deve colaborar, permitindo que o agente de zoonoses colha o sangue dos animais para exames, e nunca abandonar o animal nas ruas”, explicou.
Ainda segundo Viviane Carneiro, cerca de 60% dos animais infectados não apresentam os sintomas, o que contribui para o aumento do número de casos da doença. “Os donos devem levar os animais ao veterinário a cada seis meses e, em caso de suspeita, ligar para o número 156. Uma equipe da Zoonoses irá até o local pra fazer a coleta do sangue e esclarecer sobre as medidas cabíveis”, finalizou.

Nenhum comentário: