quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sempre um Papo nas Bibliotecas

O Sempre um Papo inicia o ano de 2010 com a retomada das atividades da “Biblioteca Sempre um Papo – Ler Convivendo”. O projeto dá continuidade à agenda de eventos que visam proporcionar o encontro de escritores com as comunidades das quatro bibliotecas selecionadas.

O projeto tem o patrocínio do hospital Mater Dei, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Leitura e do Jornal Estado de Minas, com apoio da rádio Guarani FM, da Associação de Amigos das Bibliotecas Comunitárias de BH, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e do Plano Nacional do Livro e Leitura.

Para abrir as ações, a historiadora e educadora infantil Marluce de Castro visitará as bibliotecas para sessão de contação de histórias e troca de experiências em torno da leitura, com o tema “Histórias para Encantar”. Marluce escreve para o público infantil como forma de interagir com as crianças em seu mundo imaginário e também como caminho prazeroso de formar valores nos pequenos. Os encontros com a autora ocorrem de 08 de fevereiro, segunda, às 10h, na biblioteca Sonhos Kids, do Bairro Califórnia; dia 09, terça-feira, 9h, Biblioteca Comunitária Maria das Graças de Paiva Menezes, do Bairro Tupi; no dia 10, quarta-feira, na Biblioteca Comunitária da Associação Jeová Jiré, do Bairro Céu Azul; e no dia 11 quinta-feira, às 10h, na Biblioteca Comunitária São José de Calasanz, do Bairro Maria Goretti;

Já nos dias 22 e 23 de fevereiro, segunda e terça-feira, é a vez do escritor mineiro Luís Giffoni se encontrar com representantes das bibliotecas e pessoas da comunidade, para palestra sobre “A importância da Leitura” e entrega dos livros doados pelo projeto Sempre Um Papo. Cada biblioteca receberá cerca de um mil títulos literários, incluindo livros novos e usados, selecionados a partir da análise do perfil de cada espaço, priorizando títulos clássicos e lançamentos. A proposta é que a melhoria do acervo gere um boca-a-boca na comunidade, a partir de suas lideranças sociais e educacionais. Os livros usados são originados das doações do público que participa das edições do projeto “Sempre Um Papo”.

Sobre Luís Giffoni

Luís Giffoni é engenheiro de formação e escritor de profissão. É autor de vinte livros, sendo "O Pastor das Sombras" o mais recente. Recebeu premiações da APCA- Associação Paulista de Críticos de Arte, Prêmio Minas de Cultura, Prêmio Jabuti, Prêmio Nacional de Romance (e de Contos) Cidade de Belo Horizonte.

Nenhum comentário: