terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Regional Norte cria Grupo de Trabalho para erradicar deposição clandestina

A partir deste mês, a Secretaria de Administração Regional Municipal Norte reúne, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), o Grupo de Trabalho (GT), com objetivo de unir forças para erradicar pontos de deposição clandestina além de buscar soluções conjuntas que possam contribuir para a manutenção da limpeza na cidade.

O grupo é composto por profissionais do gabinete da SARMU-N e das gerências de Limpeza Urbana, Regulação Urbana, Políticas Sociais, Fiscalização de Limpeza Urbana e Manutenção Viária. A ação de intersetorialidade será importante para decisões conjuntas e o grupo vai estabelecer ações e rotinas. Cada setor vai analisar e propor soluções para casos como cercamento, ponto verde com plantio, campanhas educativa e fiscal, remoção e implantação de monitoramento durante e após eventos.

O objetivo é reforçar a ação de erradicação de pontos de deposição clandestina evitando novas deposições, além de identificar, com a colaboração de moradores, a transferência do local de deposição de entulho. Durante os trabalhos, moradores e munícipes vão acompanhar fotos anteriores e posteriores as ações aprendendo a conscientizar a população local da importância de manter a cidade mais limpa.

De acordo com o gerente regional de Limpeza Urbana da Regional Norte, Gilmar Betti, o Grupo de Trabalho (GT), vai contribuir para solucionar as demandas. “O grupo de trabalho vai unir esforços na mesma direção aumentando a perspectiva das soluções definitivas das demandas apresentadas pelos setores envolvidos’’, afirmou. O grupo vai atualizar o diagnóstico das deposições com levantamento das intervenções de coleta, varrição, ação de capina, nos períodos determinados, além de possíveis parceiros que possam colaborar para a erradicação dos pontos de deposição clandestina.

Os serviços de coleta domiciliar atendem 95% da Região Norte, com práticas de coleta porta a porta, redução de resíduos e cestos coletores comunitários. A limpeza dos córregos é realizada duas vezes ao ano, porém, em caso de necessidade, pode ser feita mais vezes. Desde o início de janeiro mais de 90% da região passou a ser beneficiada com serviços de varrição planejada e capina nas vias.

Nenhum comentário: