quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Social promove palestra sobre Bolsa Família


Com o objetivo de orientar os usuários do Programa Bolsa Família (PBF), o Centro de Referência em Assistência Social Jardim Felicidade (CRAS), promoveu na última segunda-feira, dia 22, uma palestra através do grupo sócio educativo para cerca de 60 moradores do Conjunto Jardim Felicidade.

Durante o encontro a equipe do Programa Família Escola e a gerente do Programa Bolsa Família, Dulcimar do Carmo, abordaram, de forma didática e interativa, a necessidade do cumprimento das condicionalidades do Programa, dentre elas a freqüência escolar.

A contra partida da família para o recebimento da Bolsa Família é manter os filhos na escola e as faltas não justificadas podem levar a retenção do aluno e a suspensão do benefício. As famílias tiveram oportunidade de justificar infrequência escolar das crianças e dos adolescentes nos meses de outubro e novembro de 2009 por meio de formulário próprio.

A participação de famílias ou representantes, beneficiários do Programa Bolsa Família nos grupos socioeducativos, é uma oportunidade de reflexão global sobre a situação social e econômica dos beneficiários envolvidos. É também uma oportunidade de construção coletiva de alternativas aos problemas, fortalecimento das condições de cumprimento das condicionalidades do PBF, e de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

De acordo com a coordenadora do CRAS Jardim Felicidade, Soraia Pereira de Souza, a reunião é bastante produtiva. “Foi um momento importante de aprendizagem e troca de informações através do diálogo entre as partes envolvidas. Não temos a função de controlar ou punir, e sim criar um ambiente de tranqüilidade no qual as famílias se sintam acolhidas e capazes de falar sobre as dificuldades que passam sem receio”, completou.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: