quinta-feira, 4 de março de 2010

Saúde e Educação discutem implantação do Programa Saúde na Escola (PSE) na Regional Norte

Com o objetivo de discutir a implantação e o fluxo de trabalho do Programa Saúde na Escola (PSE), as gerências regionais de Educação e Saúde, reuniram nesta semana, representantes de todas as escolas de Ensino Fundamental diurno na Regional Norte. O encontro foi realizado na Escola Municipal Hilda Rabelo Matta e contou com a participação do gerente regional de Educação, Jerry Adriani, e de Atenção à Saúde, Marina Oliveira.

Esta é a segunda reunião realizada com o objetivo de traçar metas e meios de implantar o programa criado pelo Governo Federal por meio do decreto 6286/2007. Em 2008, a Escola Municipal Rui da Costa Val participou do projeto piloto na Regional Norte.

O gerente de Educação Jerry Adriani ressaltou a necessidade do trabalho conjunto. Para ele os desafios pedagógicos estão sendo enfrentados mas é importante perceber que a aprendizagem depende também da saúde dos alunos, dos aspectos sociais fazendo-se necessário a ampliação do atendimento da rede pública para garantir o bem estar social de cada criança. . “O PSE é mais uma ação conjunta que busca a melhoria da qualidade do ensino, tendo em vista que a aprendizagem passa não só pelas questões pedagógicas, mas também por setores como saúde, socialização e até por questões emocionais”, afirmou.

A gerente de Atenção à Saúde, Marina Oliveira, esclareceu a importância da articulação das ações da escola e do centro de saúde para evitar o absentismo nas agendas e garantir as condições de saúde dos estudantes e da comunidade. “As escolas devem viabilizar este atendimento e garantir a avaliação dos estudantes no centro de saúde que já estão disponibilizando as agendas dos atendimentos semanais com esta finalidade”.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: