sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fórum discute direitos das crianças e adolescentes na Regional Norte

“O desafio da sociedade belo-horizontina, no início da década de 1990, era construir uma política pública que atendesse às crianças e adolescentes moradores de rua. De lá pra cá, muita coisa foi feita. Construímos esta política, mas ainda falta muito para atingirmos o ideal”. A avaliação é do deputado estadual André Quintão, que participou, na manhã dessa quinta-feira, do Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente da Regional Norte. Para Quintão os desafios atuais estão ligados à profissionalização da gestão dos recursos humanos por meio de políticas de captação e, ainda, à construção de redes e parcerias capazes de elaborar e implementar metodologias que garantam a inclusão e a participação efetiva dos adolescentes nos espaços de controle e gestão da política pública. Cerca de 70 profissionais participaram do encontro que contou também com a apresentação musical do Projeto Cariúnas.

O tema "Avanços e desafios para a consolidação dos direitos de crianças e adolescentes: o Orçamento Público e o Estatuto da Criança e do Adolescente" faz parte da proposta de fórum para este ano de 2010 de abordar temas ligados ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) que está completando 20 anos. No primeiro encontro do ano, realizado em fevereiro, a comissão organizadora fez um histórico do ECA, abordando a construção histórica e social das concepções de proteção, direitos e participação. O segundo encontro trouxe à tona a efetivação do estatuto como forma de cidadania de crianças e adolescentes.
O evento acontece sempre na última quinta-feira de cada mês na sede da Regional Norte.
Apresentação do Projeto Cariúnas

Logo após os participantes se emocionaram com apresentação musical dos alunos do Projeto Cariúnas. Além do coro, as crianças acompanharam a professora Tânia Cançado no teclado, tocando pandeiro, flauta e clarinete.

O projeto é voltado para atenção a crianças e adolescentes de baixa renda, entre seis e 18 anos. A apresentação dos alunos, com instrumentos musicais como Clarinete, flauta e teclado além de muita animação contagiou a plateia. Eles cantaram ainda clássicos como Toda criança quer, Nessa rua, Peixe vivo, Filhote do filhote e Coro cobra.

Alunos do Projeto Cariúnas fazem apresentação na Regional Norte
             
De acordo com a fundadora e diretora geral do Projeto Cariúnas, Tânia Mara Lopes Cançado, o trabalho representa a Regional Norte de alguma forma. “O Cariúnas nasceu no bairro Primeiro de Maio e depois foi para o Planalto. Enquanto as crianças estão aqui produzindo arte, elas se envolvem no contexto cultural, onde a troca de experiências é fundamental. A arte possibilita uma mudança de sensibilidade na formação da cidadania”, completou.
Após a apresentação os alunos foram aplaudidos de pé
Veja as fotos do evento:

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Anônimo disse...

A apresentação das crianças do projeto Cariúnas abrilhantou tanto o evento, foi tão bonito que eu até chorei, parabéns aos pequeninos!