quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gratuidade do idoso no transporte público é tema de encontro na Regional Norte

Com o objetivo de falar das políticas públicas para pessoas idosas, uma equipe da BHTrans participou na manhã dessa quarta-feira, do Fórum de Idosos na Regional Norte. O tema foi escolhido pelos próprios participantes que queriam esclarecer seus direitos nos sistemas de transporte urbano municipal, estadual e federal.

A proposta de implantação do Cartão BH Bus Master animou os participantes. O cartão vai permitir que os idosos passem pela roleta sem, contudo, pagar a passagem. “É um benefício que deverá ser usado com responsabilidade”, explicou o técnico da BHTrans. “Os usuários do sistema de transporte coletivo com mais de 65 anos poderão solicitar o benefício nas lojas da Transfácil. Ele não vai contemplar acompanhante nem poderá ser emprestado, sob pena de ser recolhido”, completou.

Para José Ribamar, participante do encontro, a Prefeitura de BH deve melhorar a tecnologia aplicada nos veículos. “Em Betim, o sistema funciona só com a carteira de identidade. Basta apresentar a carteira, que o idoso pode passar pela roleta. Em BH isto ainda não é possível. Nós temos que ficar lá na frente, todos apertados, e em pé”, reclamou. Outro ponto polêmico foi a gratuidade no transporte público intermunicipal. Apesar de constar na Lei, ela não é garantida quando se trata de passagem intermunicipal. Os participantes reclamaram que seus direitos são desrespeitados. De acordo com eles, apenas as empresas que trabalham com viagens interestaduais acatam a determinação da Lei.

A educadora da Coordenadoria Municipal do Idoso, Lilian Conceição Lopes, chamou a atenção para a relevância do tema. De acordo com a educadora, o idoso necessita de muita informação, de ações que dêem visibilidade aos direitos da pessoa idosa. “O fórum traz mais autonomia na medida em que possibilita a esses atores a livre manifestação, o fórum dá voz aos idosos que passam a questionar, a fazer reivindicações e a cobrar a efetivação do Estatuto do Idoso. Para Lilian Lopes, o papel do fórum é levantar questões e demandas que possam ser levadas às Conferências e ao Legislativo. “O que estamos discutindo aqui, hoje, são questões que demandas mobilização da comunidade. É necessário pressionar para que os legisladores mudem a Lei

O Fórum do Idoso é um encontro mensal que reúne representantes dos diversos grupos da terceira idade na regional Norte para debater assuntos de interesse comum, organizar passeios e promover a sociabilização. Os encontros são sempre na última quarta-feira do mês, das 8 às 12 horas, no auditório da Regional Norte.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: