quarta-feira, 28 de abril de 2010

Regional Norte abre rodada do OP 2011/2012


Uma grande plenária marcou a abertura regional do Orçamento Participativo (OP) 2011/2012, realizada ontem, no Ginásio da Escola Municipal Tristão da Cunha, na região Norte de Belo Horizonte. Mais de 500 pessoas, entre elas lideranças comunitárias e representantes das Comissões de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo (Comforças), técnicos da prefeitura, secretários municipais e representantes da Câmara Municipal, conheceram na assembléia, a metodologia do Orçamento Participativo e receberam os formulários para o levantamento de suas reivindicações.

O OP 2011/2012 foi aberto, oficialmente, pelo prefeito Marcio Lacerda no dia 15 de abril, contando com a participação de mais de mil e quinhentas pessoas, entre lideranças comunitárias e Comforça. A Prefeitura vai investir R$ 110 milhões na execução das obras escolhidas pela população por meio do OP e na Regional Norte o total de recursos reservados é de R$ 11.841.605,87.

A representante da Comforça Norte, Márcia Aparecida de Jesus, falou em nome da comunidade destacando que “após muita luta e trabalho de todos, é inegável que a qualidade de vida na Regional Norte melhorou muito e que isso é fruto da participação e mobilização popular. Há muito a se fazer, mas os avanços são visíveis”.

O secretário municipal de Políticas Urbanas, Murilo Valadares, representando o prefeito Marcio Lacerda, ressaltou a importância da participação da comunidade no Orçamento Participativo. Segundo Murilo, o OP mais do que criar cidadania vem colaborar com a reoordenação dos espaços urbanos. “Vocês estão ajudando a construir a cidade do futuro.”

O secretário regional Norte, Harley Carvalho, agradeceu a participação de todos e disse que o OP é uma política de sucesso. “Se para a cidade ele é importante, para a Regional Norte ele é fundamental. O OP é um instrumento de planejamento que vem transformando a vida das pessoas e da cidade e aqui na Regional temos exemplos concretos destas mudanças. Foram aprovadas 157 obras e 126 já estão concluídas e entregues à população”.

Em 17 anos, mais de 700 mil pessoas já participaram do processo de escolha e fiscalização das obras. Das 1.292 empreendimentos aprovados no OP Regional, 1.031 obras já foram concluídas e entregues à população e outras 261 encontram-se em execução. As intervenções viabilizadas pelo Orçamento Participativo contemplam demandas importantes da cidade, como infraestrutura, urbanização, sistema viário, inclusão social, construção de escolas, centros de saúde e praças, entre outras.

A Casa do Brincar foi uma das novidades na Abertura do OP 2011/2012

Para a representante da Comforça do bairro São Tomás, Eliane Cândida de Jesus, o OP é uma forma de luta para conseguir melhorias para o bairro e região. “Nós é que sabemos o que estamos precisando na comunidade, participar e conseguir as melhorias é muito bom”.

A novidade este ano, na Regional Norte, ficou por conta da participação do Projeto “Casa de Brincar”, enquanto os pais participavam da plenária, seus filhos ficaram aos cuidados de educadores e monitores em um espaço reservado com muitos brinquedos, jogos e atividades recreativas. A Casa de Brincar faz parte do BH Cidadania, programa que atende famílias em situação de vulnerabilidade social.
Veja as fotos do Evento:http://picasaweb.google.com.br/SarmuNorte/AberturaDoOrcamentoParticipativo?feat=directlink

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Um comentário:

Anônimo disse...

O Vereador Edinho do Açougue saiu derrotado nessa, as vaias foram intensas com direito a bate-boca.

A fraqueza da Regional Norte sempre foi um vereador. Há 12 anos que não elegia ninguém, quando nossa região consegue eleger um vereador, escolhe mal seu representante!

É uma pena...