terça-feira, 20 de abril de 2010

Saúde e Educação se unem para implantar o Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde Escola (PSE) foi tema de um encontro, realizado nessa segunda-feira, entre diretores de escolas e gerentes de postos de saúde na Regional Norte. A proposta do encontro é avaliar e esclarecer os fluxos, procedimentos e ações inerentes aos atendimentos da avaliação clínica dos estudantes das escolas da Regional Norte nos centros de saúde referência de suas moradias. O PSE tem como objetivos melhorar a captação de crianças e adolescentes entre 7 e 19 anos para ações de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde e melhorar o rendimento escolar daqueles que tenham algum fator ligada à saúde que o esteja prejudicando.




Segundo Marina Oliveira Rocha Braz, gerente Regional de Atenção à Saúde, o programa é um salto de qualidade no atendimento. “Nesta faixa estaria, os usuários não procuram as unidades de saúde espontaneamente. E é importante atentar para fatores de saúde que possam prejudicar o desempenho escolar deste público e saná-los o quanto antes para que a vida escolar não seja prejudicada ”, analisou.


De acordo com a gerente do Programa Regional Família Escola, Adarlete Carla do Rosário, é necessário articular as ações para garantir os direitos das crianças. “Nós entregamos a agenda do mês de abril com a previsão de todos os atendimentos nos centros de saúde. Cada unidade vai oferecer 30 vagas mensais para que as escolas levem os alunos para fazer uma avaliação. É importante não perder o agendamento para que todos tenham oportunidade” afirmou. Se for detectado algum problema, a família será contatada para levar a criança até a unidade de saúde. Se a família não marcar a consulta, a escola vai entrar em contato e fazer essa intermediação. Se a família marcar e não comparecer à consulta, então, o centro de saúde se encarrega de fazer a busca ativa. “O não atendimento a esta demanda pode ser considerado uma violação de direitos, pois toda criança tem direito à saúde,” completou Adarlete Carla.



O Programa Saúde Escola é um programa do Governo Federal que prevê uma avaliação anual da saúde de todos os estudantes da rede pública. Nesta avaliação será conferido o cartão de vacina, o peso e altura da criança, a acuidade visual, entre outros. Das 19 escolas da Regional Norte, 15 já contam com um monitor do PSE e duas estão em processo de contratação.






FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: