segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fórum Família Escola debate implantação do PSE

Coral do grupo cariúnas apresentou músicas infantis

Cerca de 150 pessoas participaram do Fórum Família Escola Norte, promovido pela Secretaria de Administração Regional Municipal Norte nesse sábado, dia 29. O encontro foi realizado no Espaço BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira e teve como tema a implantação do Programa Saúde na Escola (PSE). O Fórum Família Escola é um espaço de diálogo entre a comunidade e a Secretaria de Educação e discute temas relacionado à política de educação implementada nas escolas.

A coordenadora do PSE da Secretaria Municipal de Educação, Mirian Oliveira, falou da necessidade de articular ações que integrem a Saúde, a Educação e a família. De acordo com a coordenadora, a escola participa de diversas campanhas de promoção da saúde e que com o programa a escola também vai abordar questões de higiene, ambientais e de desenvolvimento. “A escola vai promover ações que garantam que as crianças possam estar atentas às questões que farão a diferença no seu desenvolvimento”. Mirian Oliveira explicou que estas ações, que podem ser oficinas, palestras, entre outros, serão desenvolvidas pelas equipes de saúde no espaço da escola e pretendem garantir a formação integral dos alunos. O PSE prevê ainda ações de assistência como avaliações clínica anual, de acuidade visual e de saúde bucal. Também serão analisados o cartão de vacina, a situação nutricional e a saúde mental dos alunos.

A coordenadora explicou que todas as atividades externas deverão ser feitas com autorização dos pais e que as crianças que já têm tratamento médico devem permanecer com os profissionais que fazem o acompanhamento. “A proposta é identificar as crianças que precisam, mas que não tem cuidado, ou por falta de oportunidade ou por falta de conhecimento”, acrescentou.

A secretária adjunta de Administração Regional Municipal Norte, Wilma Lisboa, enfatizou a necessidade de participação da comunidade nos espaços de interesse coletivo e na construção de políticas públicas. “Acho muito importante a participação das famílias na busca de soluções para a melhoria da Educação. O Fórum Família Escola é um reflexo deste governo democrático que está aberto para o debate, para o diálogo, na busca estreitar as relações entre a escola e a comunidade”, afirmou.

O gerente Regional de Educação, Jerry Adriani da Silva, destacou que o fórum é um espaço democrático no qual não há hierarquia e que é a participação pública que lhe confere legitimidade.

Clique no Link e veja as fotos do evento: http://picasaweb.google.com.br/SarmuNorte/ForumFamiliaEscolaNorte?feat=directlink
 FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

2 comentários:

Comitê de Mobilização Social pela Educação - BH disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Comitê de Mobilização Social pela Educação - BH disse...

Parabéns à Regional pelo Fórum.
Foi um momento importante para o avanço da política educacional em nossa cidade.