quarta-feira, 2 de junho de 2010

Centro de Saúde na Região Norte realiza atividade antitabagismo

Com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas fumantes, o Centro de Saúde Providência, na Região Norte, formou um grupo de combate ao tabagismo. O trabalho é realizado desde 2008 com usuários, profissionais de saúde e pacientes. Até o momento 30 pessoas já concluíram as atividades, sendo que 80 % dos participantes nunca mais utilizaram o tabaco.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da ação no Centro de Saúde Providência, Agma Viana Souza, médicos e enfermeiros passaram por um treinamento prévio na Secretaria Municipal de Saúde, para aprenderem sobre a doença e como lidar com pacientes que sofrem com o problema. Segundo ela, a utilização do tabaco aumenta o risco de doenças respiratórias, circulatórias e coronarianas, como angina e infarto. Os pacientes também têm elevado os riscos de contraírem hipertensão e trombose. Para Agma Viana, o grupo ajuda as pessoas ansiosas a tratar a doença. No momento existem duas turmas de 15 pessoas/cada participando das atividades.

O grupo antitabagismo trabalha a terapia comportamental com pessoas dependentes de tabaco. A atividade é desenvolvida durante 14 meses, sendo que no primeiro mês as reuniões são semanais, e no segundo mês, quinzenais. Nos próximos 12 meses são realizadas reuniões mensais, para seções de manutenção. Durante os trabalhos é feita uma avaliação individualizada por meio de questionário e são discutidos desejos pessoais, pois o primeiro passo é querer parar de fumar. De acordo com a avaliação de cada paciente é estabelecido o tratamento. Alguns pacientes tomam remédios, outros usam goma de mascar e alguns, adesivos. O uso de medicação auxilia o tratamento.

“Fumei durante 34 anos e sozinha não conseguiria parar de fumar. O apoio do grupo antitabagismo me ajudou muito. Hoje minha qualidade de vida é outra. Respiro melhor e trabalho com mais ânimo. Antes sofria com falta de ar e cansaço”, disse Ângela de Assis, participante do grupo, que parou de fumar há mais de um ano.

O grupo antitabagismo se reúne toda segunda feira às 16h, no Centro de Saúde Providência, Rua São Sebastião, 30, bairro Minaslândia. Para se inscrever, é só fazer cadastro na portaria e aguardar contato prévio. A pessoa deve morar na área de abrangência do centro de Saúde Providência.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: