quarta-feira, 30 de junho de 2010

Trabalho desenvolvido na Regional Norte será apresentado em Congresso Internacional

A referência técnica da Gerência Regional de Atenção à Saúde Norte, Márua Bittar Musse, vai representar a Prefeitura de Belo Horizonte no 13º Congresso Internacional da BIEN no Brasil, cujo tema é Renda Básica- um instrumento para a justiça e paz. O encontro será realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho.

A apresentação do trabalho Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de Saúde da Família para um trabalho de vigilância integrada foi indicada para mostrar a experiência de Belo Horizonte na priorização de famílias carentes nas ações da Saúde. A equipe do Distrito Sanitário Norte utiliza o cadastro do Programa Bolsa Família como instrumento de vigilância integrada que consiste na busca ativa de pacientes que estão descumprindo as condicionalidades da Saúde estabelecidas pelo Programa.

“Cabe lembrar que o Programa Bolsa Família focaliza famílias em extrema pobreza, as quais estão vulneráveis a diversos eventos relacionados à Saúde, e os profissionais de saúde, quando bem informados e capacitados podem contribuir de forma eficaz para o processo de educação e promoção de saúde, utilizando a base de dados do programa como mais uma ferramenta para os processos de planejamento e organização da assistência. Com este estudo, o desafio está lançado para um trabalho de acompanhamento intersetorial articulado para as equipes da Regional Norte”, explicou Márua Bittar.

O trabalho foi desenvolvido em conjunto com a técnica do Programa Bolsa Família, Lorena Vieira Magalhães, a gerente de Atenção à Saúde Norte, Marina Oliveira Rocha Braz, e a referência de Atenção à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Núbia Cruz Alves.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: