quarta-feira, 23 de junho de 2010

Transformação urbana de Belo Horizonte é tema de exposição no Zilah Spósito

A expansão de toda cidade é marcada pela transformação do horizonte. A paisagem conhecida de uma rua ou bairro entra em colapso para dar lugar a um novo desenho. Essa é a afirmação que melhor define o projeto fotográfico “Horizonte em Construção”, em cartaz, até o dia 3 de julho, no Centro Cultural Zilah Spósito (rua Carnaúba, 286, Jaqueline), com entrada gratuita. A promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura.

Realizado pelos fotógrafos Guilherme Grochowski, Igor Costoli, Rodrigo Campanella e Thiago Costoli, e com produção cultural de Flávia Camisasca, o Projeto retrata essa transformação por meio de imagens feitas em imóveis em processo de demolição, de construção ou passando por reformas de grande porte. O objetivo das fotografias é alcançar detalhes desses lugares que sejam capazes de mostrar a vida que houve ali anteriormente, ou mesmo o processo de nascimento de um novo cenário, quando as formas ainda são vagas e tudo está fora dos lugares esperados.

Rodrigo Campanella, fotógrafo e autor do projeto, afirma que o horizonte está sempre em transformação e, as construções e demolições, fazem parte de um ciclo de mudanças. “Casas, fachadas, entradas e janelas que balizavam o caminho de quem andava por ali simplesmente deixam de existir. Então começa um novo ciclo, com a fundação, o levantar das paredes, o acabamento de um novo imóvel”, conclui. As fotografias registram todas essas mudanças, focalizando detalhes que podem passar despercebidos ao olhar humano como o movimento das luzes e a composição dos blocos. “É a arte voltada para o passado, na qual a imagem apresenta um instante único, antes que ele se dissolva. A intenção é fazer com que o passado possa andar sobre o tempo”, ressalta.

Mostra virtual

Além da exposição física, o Projeto conta ainda com um espaço virtual, o site www.horizonteemconstrucao.com.br. O endereço abriga um blog, que funciona como uma galeria paralela às exposições físicas, incluindo fotografias inéditas, onde os visitantes podem postar comentários e indicar novos endereços para a realização de imagens.

Informações para a imprensa pelos telefones 9622-2610 ou 9226-6040.
 
FONTE : ASCOM/PBH

Nenhum comentário: