segunda-feira, 19 de julho de 2010

Orçamento Participativo promove curso na Regional Norte


A Secretaria Regional Norte por meio da Gerência de Orçamento Participativo promoveu na última semana, o Curso de gestão sustentável de águas urbanas para os representantes da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Orçamento Participativo (Comforça), da região Norte.

O trabalho é proposto pela União Européia e coordenado pelo Instituto Internacional da Água (UNESCO), este projeto busca incentivar a incorporação de experiências tecnológicas na execução de obras relacionadas a questões como tratamento das águas e lançamento dos dejetos humanos e resíduos industriais nas águas urbanas, estimulando o envolvimento das comunidades na tomada de decisão, contribuindo deste modo para mudanças institucionais. Para tanto o SWITCH utiliza a metodologia de alianças de aprendizagem, garantindo o compartilhamento e a reaplicabilidade de conhecimento científicos, tecnológicos e populares.

O Curso tem o objetivo informar os membros das COMFORÇAS acerca de novas tecnologias de manejo da água em áreas urbanas, pensando em conceitos como permeabilização do solo, controle de inundações, sistemas econômicos de irrigação e aproveitamento de águas pluviais, entre outros. A partir dessa experiência, as pessoas responsáveis pela elaboração e fiscalização das propostas enviadas ao Orçamento Participativo poderão ampliar as suas possibilidades de reivindicação (novas tecnologias etc.) e contribuir para um desenvolvimento mais sustentável da cidade de Belo Horizonte.

Para o participante do curso e membro do COMFORÇA Norte, Daniel dos santos a iniciativa é válida. “O projeto esclarece muitas dúvidas que nós membros da COMFORÇA tínhamos em relação à implantação e execução da sobras do OP. Foi bastante interessante”, afirmou.

Etapas Projeto SWITCH

O curso passa por três etapas que incluem: Principais conceitos do projeto; objetivos; metas; Alianças de Aprendizagem e principais parceiros. Água: Ciclo hidrológico; bacia hidrográfica; usos da água; situação dos corpos d'água de BH; tratamento da água e esgoto; responsabilidade individual e coletiva além de Tecnologias Sustentáveis: alternativas ou compensatórias de gestão de águas urbanas; exemplos de aplicação em programas da PBH; exemplos de demonstrações realizadas pelo Projeto SWITCH.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: