segunda-feira, 26 de julho de 2010

Regional Norte abre 2° rodada do Orçamento Participativo 2011/2012


A regional norte iniciou no último domingo, dia 25, a segunda rodada do Orçamento Participativo, na Escola Municipal Tristão da Cunha, no bairro Planalto com a presença de 215 pessoas. Nesta rodada, os moradores se reunirão por sub-região para definirem até 25 empreendimentos por regional e elegerem seus delegados.

Na região Norte, foram solicitados 20 empreendimentos entre urbanização e pavimentação de ruas, reforma e ampliação de Centros de Saúde, Academias da Cidade e Cobertura do Teatro da Arena no espaço BH Cidadania, além de remoção de domicílios situados em beiras de córregos, e construção de praças. Foram eleitos ainda 28 delegados, sendo 21 por presença e sete por associação.

De acordo com a gerente regional do Orçamento Participativo Norte, Mércia Adriana de Oliveira Cruz, na 2ª rodada é importante a participação dos moradores no processo do OP. “Isso significa a construção de melhorias para os bairros e para a região. Ver a comunidade envolvida é muito gratificante e deixa mais prazeroso o nosso trabalho", declarou.

Para agente comunitária de saúde - ACS, do Centro de Saúde São Bernardo, Sara Regina Barbosa, participante da comissão local dos bairros Planalto/Campo Alegre/São Bernardo, as obras solicitadas através do OP, são necessidades da população em locais determinados. “Estamos buscando a ampliação do C.S.Bernardo com a implantação de sala de coleta, banheiro para deficientes físicos, e aumento do espaço. O OP é de extrema importância e uma oportunidade para a comunidade participar das decisões da cidade. Em conjunto tudo fica mais fácil”, afirmou.

Histórico

Iniciado em 1993, o Orçamento Participativo é um dos mais importantes programas da Prefeitura de Belo Horizonte, uma ferramenta democrática por envolver os cidadãos na definição das obras e investimentos a serem realizados em Belo Horizonte. Até hoje foram investidos mais de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura, urbanização, sistema viário, construção de escolas e centros de saúde. Mais de 700 mil pessoas já participaram do processo de escolha e fiscalização das obras e contribuíram para transformar a cidade de Belo Horizonte. Dos 1.302 empreendimentos aprovados no OP Regional e no OP Digital, já foram concluídos e entregues à população 1.042 obras. Outros 260 empreendimentos encontram-se em fases diversas.

Acompanhe as próximas reuniões do OP na Regional Norte:

29/07 – Quinta – Feira ás 19h

Local: E.M. Cônsul Antônio Cadar, Rua Rio Parnaíba n° 30, Bairro Providência.

31/07- Sábado ás 14h

Local: Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, Rua José Ferreira Magalhães n°276, Bairro Floramar.

01/08-Domingo ás 8h30

Local: E.M. Acadêmico Vivaldi, Rua Senhor do Belo Ramo, n° 27, Bairro Jaqueline

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)
Clique ABAIXO e veja as fotos da 2° rodada do OP na

Nenhum comentário: