sexta-feira, 23 de julho de 2010

Começa a 2ª Rodada do Orçamento Participativo 2011/2012 na região Norte

Começa no próximo domingo, dia 25 a segunda Rodada do Orçamento Participativo 2011/2012,na Região Norte, na Escola Municipal  Tristão da Cunha ,rua Dr. José Ferola n° 80,bairro Planalto.Nesta rodada, os moradores de cada regional se reúnem por sub-região para definirem até 25 empreendimentos por regional e elegerem seus delegados.

Até o dia 7 de junho as comunidades entregaram às gerências regionais do OP os formulários com as indicações das obras que, em seguida, passaram pela triagem dos técnicos da Prefeitura e receberam parecer técnico de acordo com as diretrizes temáticas apresentadas. No total, foram recebidas 241 solicitações, sendo que a maioria se refere à infraestrutura e urbanização de vilas e favelas. Demandas nas áreas de saúde e educação vêm logo a seguir.

A abertura municipal do OP 2011/2012 foi realizada no dia 15 de abril, com a participação de 1.500 lideranças comunitárias de toda a cidade. Na ocasião, o prefeito Marcio Lacerda assinou um decreto determinando a inserção de um claúsula nos contratos de execução das obras do OP para que as Comissões de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo (Comforça) tenham acesso aos canteiros e possam fiscalizar as obras.

Além disso, foi instituída a Comforça Municipal, que terá o papel de fazer a integração de uma regional com outra e acompanhar a execução das obras em todas as regionais e discutir e articular as ações do Orçamento Participativo em sua totalidade e complexidade, abordando o OP como um processo de toda a cidade.


Histórico

Iniciado em 1993, o Orçamento Participativo é um dos mais importantes programas da Prefeitura de Belo Horizonte, uma ferramenta democrática por envolver os cidadãos na definição das obras e investimentos a serem realizados em Belo Horizonte. Até hoje foram investidos mais de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura, urbanização, sistema viário, construção de escolas e centros de saúde. Mais de 700 mil pessoas já participaram do processo de escolha e fiscalização das obras e contribuíram para transformar a cidade de Belo Horizonte. Dos 1.302 empreendimentos aprovados no OP Regional e no OP Digital, já foram concluídos e entregues à população 1.042 obras. Outros 260 empreendimentos encontram-se em fases diversas.

DATA / HORÁRIO/SUB-REGIÃO/LOCAL

25/07/2010 -Domingo ás 8h30 na E. M.Tristão da Cunha

Rua Dr. José Ferola, 80 ,Bairro Planalto

 
FONTE : Gerência de Comunicação Social - Planejamento,Orçamento e Informação

Nenhum comentário: