quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Atenção ao idoso e tratamento da tuberculose são temas do Fórum Integrado de Saúde



A Gerência Regional de Saúde Norte promoveu nessa quarta-feira, dia 29, o III Fórum Integrado de Saúde Norte. Cerca de 60 trabalhadores da saúde participaram das palestras Promoção e Prevenção na Atenção Primária da Saúde do Idoso, proferida pelas técnicas do Núcleo de Apoio Sócio Familiar (NASF), a terapeuta ocupacional Simone Abrantes Cândido e a fisioterapeuta Caroline Carla Machala, e Vigilância Epidemiológica da Tuberculose no Distrito Sanitário Norte, proferida pela enfermeira Claudia Macedo. A abertura do encontro foi marcada por uma homenagem aos idosos feita pelas crianças e adolescentes do programa Arte na Saúde que construíram o Jardim da Primavera com flores de materiais reciclados e pela declamação de uma poesia cujo teor é o envelhecimento saudável e a aceitação da condição de idoso.



Para Simone Abrantes a sociedade pode ajudar a identificar o declínio da capacidade e da autonomia dos idosos. “Perceber dificuldades de locomoção, tendências ao esquecimento ou à quedas logo no início pode fazer a diferença entre caminhar para a debilidade quer física quer psíquica ou reaver a autonomia. Depende da identificação precoce. E em caso de ser irreversível, propor um tratamento o mais rápido possível visando o bem estar deste paciente. Neste processo, o olhar do profissional de saúde é fundamental”, explica. De acordo com Simone Abrantes medidas simples podem devolver a autonomia do idoso antes que as complicações se instalem. Para ela, o isolamento excessivo, dificuldades de se relacionar com os outros, dificuldades de fazer compras sozinho, ou de andar de ônibus podem ser um início de alguma patologia. É preciso fazer uma avaliação, conhecer e identificar estes sinais e a partir daí tomar as medidas corretas que podem ser o uso de medicamentos, um reforço na alimentação, um suporte social ou até mesmo a prática de exercícios físicos.

Ao abordar o tema Vigilância Epidemiológica da tuberculose, a enfermeira Claudia Macedo destacou a responsabilidade do profissional no sucesso do tratamento. “Por ser um tratamento mais demorado, o paciente tende, logo que sente uma melhora significativa, a abandonar o tratamento. Cabe ao profissional sensibilizá-lo para que isto não ocorra”, afirmou. Para a enfermeira a doença é um grave problema de saúde pública e requer persistência no tratamento, que se não for adequado pode levar o paciente ao óbito.

Para a auxiliar de saúde bucal do Centro de Saúde Jardim Guanabara, Patricia dos Santos Chagas, as palestras trazem temas do cotidiano da unidade de saúde. “Acho muito interessante debater estes temas. No posto nós atendemos muitos idosos com dificuldades variadas. É preciso estar atento aos cuidados que os idosos requerem: falar devagar, ajudá-los a caminhar, repetir as orientações se for necessário, essas coisas que muitas vezes, pela demanda excessiva, ficam a desejar. Em casa também, temos que ter cuidado com os nossos velhinhos. Valeu pela dica”, afirmou.

O Fórum Integrado de Saúde é uma promoção da Gerência de Atenção à Saúde Norte e debate, uma vez por mês, temas pertinentes a todos os profissionais da área.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: