quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Educação ambiental é tema de encontro na Regional Norte

“Temos que cuidar das árvores. São elas que dão frutos, oxigênio, sombra para gente descansar. Se a árvore causar algum problema como quebrar o passeio ou a calha, a gente conserta. Tem que cuidar dela muito bem sem destruir”. Isso foi o que aprendeu a aluna Júlia Hevellin Monteiro de Oliveira, 5 anos. Ela participou da aula inaugural do Projeto Espaço Ambiental desenvolvido pela Gerência Regional de Jardins e Áreas Verdes da Regional Norte.



O projeto, idealizado pelo gerente Regional de Manutenção, Rosemar Cossenzo Géa, e pelo engenheiro florestal Giovanni Nazareno, tem como objetivo trabalhar a consciência ecológica de crianças na idade escolar. “Vamos trabalhar com turmas de Educação Infantil nas quais já são desenvolvidos temas afins. A proposta é agregar valor ao estudo dessas crianças ao mostrar, na prática, como plantar e cuidar de uma árvore. Nossa expectativa é que esSes alunos entendam a necessidade de preservar o Meio Ambiente, começando pelas árvores que estão nos quintais e passeios das casas,” afirmou Rosemar Géa. O projeto tem o apoio da Gerência Regional de Educação Norte.

Alunos da Umei Jardim Guanabara, na região Norte da cidade, fizeram um tour pelo viveiro de plantas da Regional e se encantaram com a novidade. Durante a aula expositiva do engenheiro Giovanni Nazareno, os alunos fizeram perguntas e deram detalhes sobre o que já aprenderam em sala de aula. A professora Telassim Carvalho de Almeida informou que a turma desenvolve o projeto Plantando árvores, construindo o futuro e que o projeto Espaço Ambiental proporcionou uma vivência positiva. “Os alunos não têm consciência de que o Meio Ambiente depende de processos. Eles ainda não entendem que demora muito para uma árvore crescer, uma floresta se formar. Este projeto vai ajudá-los a ter um comportamento positivo, um carinho com as árvores, as flores, enfim as plantas.” Telassim Carvalho elogiou a iniciativa da Regional Norte e afirmou ainda que a utilização dos espaços de convivência e de conhecimento são muito importantes. “A cidade escola é isto”, enfatizou.



Desde o ano passado, os técnicos da Regional Norte trabalham no desenvolvimento deste projeto. Foram adquiridos além das mudas e da terra, vasos de plantas, mesas e cadeiras para acomodar os pequeninos. De acordo com Giovanni Nazareno o projeto foi pensado para atender crianças em idade de 4 a 6 anos que estejam trabalhando em salas de aula algum projeto de cunho ambiental. A proposta é fazer uma parte teórica sedimentando bem o conhecimento pré-adquirido e partir para a prática. Durante a visita, os alunos conheceram árvores como Ipê, Quaresmeira, Pau Brasil, Sibipuruna, Oiti e Ficcus Macho, entre outras. Na aula prática, as crianças plantaram um vasinho com azaléias coloridas e conheceram as mudas existentes no viveiro de plantas da regional. Para finalizar, todos receberam um certificado de participação. A turma recebeu ainda mudas de Ipê, Quaresmeira e Pau Brasil para serem plantadas na Umei. As mudas que eles plantaram serão transplantadas para o jardim da escola.

A proposta é que todas as Umeis possam participar do projeto. A próxima turma está marcada para o dia 13 de outubro.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: