quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Envelhecimento Saudável : meta para os idosos da Regional Norte


Em clima de descontração a Secretaria Regional Norte, por meio da Gerência de Programas Sociais, promoveu na última quarta-feira, dia 27, o Fórum do Idoso. O tema deste mês foi Envelhecimento Saudável e o evento contou com a participação do médico generalista André Luiz de Menezes. Os participantes assistiram às intervenções cênicas como a apresentação teatral sobre reivindicações da terceira idade e o musical com o coral Sol Maior, do bairro Heliópolis.

Para o maestro e músico da banda Sol Maior, Waldir Luzia, que também é idoso, o fórum é um espaço valioso. “Os idosos sempre foram discriminados pela sociedade e agora nós estamos participando ativamente para que esses encontros continuem e possam melhorar ainda mais. O idoso não pode ficar em casa na ociosidade e deve participar dos assuntos sociais com alegria cantando e dançando. Fomos muito bem recebidos aqui na regional Norte”, completou.

Durante a palestra, o dr André Luiz de Menezes falou sobre como envelhecer com saúde. Algumas atividades são determinantes para este processo e dependem de fatores comportamentais como atividade física aeróbica e alongamentos. Temas como saúde mental; concentração enquanto chave para memorização, uso de álcool; biologia e genética também foram abordados. O médico chamou a atenção ainda para a necessidade de um ambiente físico seguro e saudável como água limpa e ar puro, um ambiente social com a participação da família, e a importância de sentir-se útil e ter amigos. E também situações econômicas e pessoais que alteram os fatores psicológicos.

De acordo com o médico,  o idoso tem o medo de ficar dependente de outras pessoas. “Para que isso não aconteça é necessário fazer uma poupança de saúde durante toda a vida”. André Luiz ressaltou algumas dicas para que as pessoas tenham um envelhecimento saudável. “Alimentar-se bem, sendo que o prato de almoço deve ter metade de saladas, 25% de proteínas, e 25% de carboidratos. Dormir bem, ter disciplina, bom humor, fidelidade, exercícios físicos periódicos, nunca desanimar e ser participativo” completou.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: