quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Núcleo Intersetorial Regional discute ações contra o uso e abuso de drogas


O tema: Diálogos comunitários para a prevenção ao uso e abuso de drogas foi apresentado na reunião do Núcleo Intersetorial Regional (NIR) pela equipe do Programa Papo Legal, do governo do Estado. O NIR reúne-se mensalmente com objetivo de promover a intersetorialidade e descentralização das ações de inclusão social. Neste mês, além dos gestores do Governo do Estado e gerentes da Regional Norte, participaram os profissionais e técnicos dos setores de saúde, educação e social da Regional que discutiram sobre o assunto.

O Papo Legal é um programa do Governo de Minas Gerais desenvolvido em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Terra Sobriedade e tem o objetivo de convidar e discutir juntamente a sociedade a construção de ações para a prevenção do uso de drogas, criando e articulando uma rede social de prevenção que colabora na implantação de uma política antidrogas. Em Belo Horizonte, o Papo Legal é desenvolvido nas Regionais Norte, Pampulha e Venda Nova.



De acordo com a empreendedora pública do Governo de Minas, a palestrante Márcia Cristina Alves, existe um processo de construção democrática da política de combate às drogas. “A necessidade de expansão dos núcleos do Projeto Papo Legal passa pela avaliação completa dos resultados. A diretriz dos governos é descentralizar os projetos e recursos no próximo ano através de planos locais”, declarou. Para Ademilton Araújo, gerente Regional Norte de Políticas Sociais, discutir e planejar ações intersetoriais é o segredo do processo da política de prevenção ao uso de drogas.

Durante o encontro o palestrante e Coordenador  Estadual do Programa Ronaldo Viana falou da necessidade de conversa.É preciso aumentar cada vez mais a participação da sociedade e o diálogo entre diversos setores. “Precisamos sensibilizar e mobilizar as pessoas responsabilizar, e conversar sobre este problema que são as drogas. Vamos atacar de frente esta situação”, enfatizou.

O NIR promove a articulação entre as diversas políticas sociais e urbanas desenvolvidas no município além de subsidiar ações de mobilização das famílias beneficiadas através dos programas sociais de governo.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ronaldo Viana e não Pereira.... Outra coisa... ele não é palestrante, é o Coordenador Geral do Papo Legal

Anônimo disse...

Uma correção e um questionamento:
Correção:
O Programa Papo legal não possui nenhum Núcleo de Prevenção até o momento, como erroneamente foi afirmado pela sra. Marcia Alves.
Questionamento:
Alguém tem conhecimento da verba gasta neste projeto de Governo, quais as ações realizadas, qual a efetividade destas ações e quanto custaram aos cofres públicos (meu e seu bolso)?
?????????????