sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Programa Saúde Escola promove roda de conversa na regional Norte


 Com o objetivo de discutir estratégias que facilitem cumprir a meta de avaliar a saúde de todos os alunos das escolas municipais, as gerências regionais de Saúde e Educação Norte promoveram na última quarta-feira, dia 13, na Secretaria Regional, uma roda de conversa com os profissionais envolvidos no programa.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é resultado de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação que tem o objetivo de reforçar ações de promoção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas. A proposta é implantar o PSE em todas as escolas municipais do local, através das gerências de Saúde e Educação da Regional Norte.

Para cuidar da saúde da criança, os monitores do programa, fazem o teste de acuidade visual dos estudantes nas escolas. Logo após eles são acompanhados até a Unidade Básica de Saúde onde são feitas avaliações clínicas juntamente com a equipe de saúde bucal. Em seguida são encaminhados para consultas, vacinação ou outros setores, se necessário. Até o momento no DISAN já foram avaliadas 88% das crianças, que foram autorizadas pelos pais.

De acordo com Miquéias Minas Pereira, monitora do PSE, o programa é fundamental para cuidar da saúde das crianças. “Através desta ação as crianças têm o primeiro acesso à saúde. Ele é um programa novo que vem para melhorar ainda mais os setores de saúde e educação na cidade”, completou.

Segundo Simone de Jesus Oliveira, referência técnica da Gerência de Atenção à Saúde, no próximo ano, serão realizadas, além das avaliações, atividades de promoção à saúde, com a participação do projeto Arte da Saúde e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). “O desejo, de todos envolvidos nesse programa, é que a Saúde e Educação, estejam juntas, investindo no futuro desse país”, disse.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Cecília disse...

Gostaria de parabenizar a turma do PSE da Norte, Gerasa, Gered, monitores do PSE, profissionais de saúde e educação, pelos bons resultados do programa saúde na escola, pelas iniciativas de formação e de promoção à saúde dos escolares.

Maria Cecília Accioly
SMSA-Coord.At Criança-PSE