sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Fórum discute estatuto do Idoso na Regional Norte


 O Fórum do Idoso realizado na última quarta-feira, dia 24, na Secretaria Regional Norte com a presença de mais de 80 pessoas abordou os direitos e deveres de cada idoso na sociedade através do Estatuto do Idoso. A palestrante convidada para esclarecer sobre o assunto foi Cleuza Maria de Fátima, conselheira do Conselho Municipal do Idoso (CMI).

Temas como saúde, educação, entidades de atendimento ao idoso, lazer, cultura, esporte, trabalho, e habitação foram apresentados e debatidos entre os presentes no encontro. De acordo com Cleuza Maria de Fátima, o idoso precisa de lazer e cultura. “Eles tem é que se divertir. Inclusive nos cinemas existem espaços disponíveis com todo conforto para utilizarem”, afirmou.

A palestrante apresentou ainda que de acordo com o estatuto do idoso os dirigentes de entidades de atendimento ao idoso respondem civil e criminalmente pelos atos praticados contra as pessoas de maior idade. Todos eles têm direito a 50 por cento de descontos em atividades de cultura, esporte e lazer. É proibida também a discriminação por idade e o primeiro critério de desempate em concursos públicos é a idade com preferência para aqueles mais velhos.

Para o Idoso Claudiomar Alves de Oliveira, participante do Grupo de Idosos Alegria do Viver dois, do bairro Jaqueline, o fórum foi especial. “Gostei muito da aplicação do direito que nós tivemos. É uma satisfação poder discutir e acompanhar o fórum” declarou. Segundo Nilson Veras, gerente regional de Programas Sociais a partir de fevereiro do próximo ano todo evento terá 20 min dedicados ao esclarecimento do estatuto do idoso.

Grupo Prelúdio apresentou a " dança da sombrinha " durante o evento

No próximo dia 16 os participantes dos grupos de idosos pertencentes à região Norte, estão convidados para comemorar o final de ano em uma visita ao SESC- SENAT, onde acontece café da manhã, almoço, lanche, atividades lúdicas, passeio e muito mais.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: