terça-feira, 16 de novembro de 2010

Programa Floração atende mais de 500 alunos na regional Norte


O Programa de Aceleração de Estudos de Belo Horizonte (Floração), foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O programa atende alunos de 15 a 19 anos do Ensino Fundamental que estão fora da faixa etária em relação à série que estavam cursando e que não se adaptaram ao ensino regular. O objetivo é corrigir o fluxo do terceiro ciclo em um ano de curso no qual os estudantes poderão concluir o Ensino Fundamental.

A metodologia proposta organiza os alunos nas seguintes equipes: socialização, coordenação, síntese e avaliação. De acordo com um dos coordenadores do programa na região Norte, Jonas Moreira Braga, nesta etapa o aluno deixa de ser mero espectador e passa a ser condutor do processo de aprendizagem. Durante as atividades, os alunos assistem também tele-aulas elaboradas pela Fundação Roberto Marinho.

Para a aluna Lorena Ágata, 16 a. do programa da Escola Municipal Hilda Rabelo, no bairro Heliópolis, afirma as melhorias de comportamento conquistadas com a ajuda dos professores. “O programa me ajudou muito. As conversas que temos com os professores desde o início sobre a relação que temos com os colegas e a escola foi super válida. Passei a aceitar cada um, do jeito que é, e antes não entendia as diferenças e brigava muito. Agora consigo compreender e paro para escutar atentamente cada um”, completou.

Na Regional Norte são atendidos regulamente de segunda à sexta-feira nos turnos manhã, tarde e noite, 540 alunos divididos em 19 turmas distribuídas em dez escolas. Segundo o coordenador do Programa na Regional Norte, Walesson Gomes da Silva, o projeto é muito importante não só na questão educacional, mas também social. “Além de corrigir o fluxo, oferece cursos de qualificação o que dá a oportunidade para os jovens entrarem no mercado de trabalho, além de trazer atividades de cultura e lazer como a apresentada pelo Grupo Giramundo”, enfatizou.

Os cursos de qualificação profissional são ministrados pelo Instituto Mineiro de Desenvolvimento. São vários cursos e os mais procurados até o momento foram de Mecânica de motos e Empreendedorismo. Todos são gratuitos e os estudantes ainda recebem auxilio como transporte e lanche. A primeira formatura dos alunos do Projeto FLORAÇÃO acontece no próximo dia 18 de dezembro às 16 h, no estádio Mineirinho e contará com a presença de cerca de seis mil alunos de toda a cidade.

As atividades culturais fazem parte do dia-dia dos alunos como o Espetáculo Teatral  apresentado pelo  Grupo Giramundo na E.M. José Maria dos Mares Guia


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: