terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Quinta Semana dos Direitos Humanos discute juventude na Regional Norte


A quinta semana dos direitos humanos “iguais na diferença”, da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, organizada por meio da gerência Regional de educação e coordenada pelo Assessor Walesson Gomes da Silva, discutiu na última quinta–feira, dia 9, o tema: “Dialogando com a juventude sobre direitos humanos. O lazer como um direito”. Os palestrantes convidados foram Ismayr Sérgio, gerente de projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação e Lucilene Alencar, da mesma equipe.

O palestrante Ismayr Sérgio falou sobre os direitos que mesmo garantidos formalmente não se efetivam no cotidiano da sociedade de modo especial para os adolescentes. Abordou ainda a situação juvenil e os fatores que interferem como grupo social, convívio, gênero, etnia, escolaridade, religião, territorialidade e muito mais. Segundo Ismayr “a juventude têm fácil acesso aos veículos de comunicação o que forma uma cultura globalizada e universalizada, mas mesmo assim o jovem não se desvincula a uma instituição. Isso é fator de identidade do indivíduo”, disse.

Logo após a palestrante Lucilene Alencar, participante da equipe de projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação, abordou o tema: “O lazer como direito”. A palestrante Lucilene afirmou que a convivência proporcionada pelo lazer possibilita espaços de ações educativas, culturais, paz e sociabilidade. “Isso tudo oferece a oportunidade do jovem vivenciar e afirmar valores positivos na sociedade” declarou.


Para o estudante da sétima série da Escola Municipal Francisco Campos, Francisco Soares da Silva, o encontro é uma oportunidade dos jovens conhecerem sobre os direitos proporcionados a eles. “Não sabia que tínhamos direitos como saúde, educação esporte e lazer. Seria legal se os jovens que estão nas ruas soubessem também. Aprendi muito aqui hoje”, completou.



De acordo com dados do plano nacional da juventude é considerado jovem, pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Já segundo informações da Organização das Nações Unidas no Brasil possuem 34 milhões de jovens o que representa 20 % da população do país, onde 83% moram em zona urbana e 58 % possuem renda de até um salário mínimo.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: