quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Novo portal de BH mostra capital mineira para o mundo


Colaborativo e dinâmico. Esse é o objetivo do novo portal de Belo Horizonte, que pretende divulgar o nome e as características da cidade que seduz, cativa e é conhecida por sua hospitalidade. O portal, acessível pelo site www.belohorizonte.mg.gov.br, é um novo espaço de comunicação que pretende mostrar para o mundo o que é a capital mineira. A solenidade de lançamento, que faz parte do 113º aniversário da cidade, foi realizada nesta terça-feira, dia 14, no auditório do Museu de Arte da Pampulha, e contou com a presença do prefeito Marcio Lacerda, de secretários municipais, representantes de empresas privadas e personagens que fazem parte das matérias do portal.

O novo canal de relacionamento com a cidade, coordenado pela agência PP4D, possui conteúdos em três línguas (português, inglês e espanhol) e foi planejado para apresentar aos internautas que Belo Horizonte é o local onde o turista vai encontrar festivais gastronômicos e artísticos, botecos, monumentos projetados por Oscar Niemeyer e a Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena, entre tantas outras atrações. O usuário terá ainda a oportunidade de participar, por meio da seção “Minha BH”, enviando fotos, vídeos, textos, sugestões de personagens e curiosidades sobre a capital.

Marcio ressaltou que a cidade precisa de ter um espaço de informação que escape do modelo tradicional dos portais da administração. “É um espaço a mais que a PBH dá à população e ao turista com mais e mais informação sobre a cidade”. Segundo ele, o fundamental desta ideia é ter a marca das pessoas de Belo Horizonte.

O diretor de planejamento da agência PP4D, Ricardo Fonseca, afirmou que a principal inovação implantada no site é o foco no cidadão, por meio de uma linguagem diferente na questão do conteúdo, da abordagem e da forma inovadora com que foi construído o espaço. “A ideia não foi contar somente as histórias e as características da cidade através de matérias comuns, mas contar através de pessoas e dos personagens. O portal começa a ser feito hoje, no dia em que ele está indo para o ar, porque agora as pessoas vão começar a participar e contribuir para o conteúdo”, disse.

Para o chefe da Assessoria de Comunicação Social do Município, Regis Souto, o lançamento do portal é especial porque Belo Horizonte vai estar contribuindo para um processo de internacionalização. “Queremos que todos os cidadãos sejam os principais apoiadores do site, pois eles é que vão contribuir e alimentar os conteúdos, além de conhecer e valorizar essas pessoas”, salientou.


Personagens em destaque

Histórias como da ascensorista do Mercado Central, Terezinha de Jesus, servem como referência de alegria e simpatia para todos que passam pelo local. A vida da paranaense que reside em Belo Horizonte há 36 anos é apresentada no portal. “Fiquei muito emocionada de poder ser reconhecida e saber do carinho dos mineiros comigo. Hoje, participar do portal da cidade é uma emoção muito grande. A cidade representa a minha casa e a minha família. É como se eu tivesse nascido aqui. Com o lançamento do portal, espero que as pessoas se identifiquem com a nossa cidade e que isso faça parte para que os turistas sejam bem recebidos”, assinalou.

Celton, vendedor mineiro que se tornou herói de histórias em revistas em quadrinhos com desenhos e roteiros próprios, também é um dos personagens que fazem parte das histórias apresentadas no portal. “Belo Horizonte é a cidade da minha vida. Foi aqui que comecei a desenvolver meus trabalhos e, com isso, passei a ser reconhecido pelos mineiros e pelos moradores de todo o país”, disse.

FONTE : Assessoria de Comunicação Social do Município (ASCOM)

Nenhum comentário: