terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fórum Integrado de Saúde discute promoção da igualdade racial

A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte realizou nessa segunda-feira, dia 20 de dezembro, o V Seminário Integrado de Saúde. O encontro reuniu mais de 60 pessoas representando os 19 centros de saúde do Distrito Sanitário Norte para debater sobre os temas Promoção da Igualdade Racial e Caderneta do Adolescente.

Na primeira parte do encontro, a referência técnica da Saúde e integrante do Fórum de Igualdade Racial, Claudia da Silva Pinto Rogel, explicou que a população negra é mais vulnerável em função da própria história e ao longo dos anos a situação vem se perpetuando. “Entre outros fatores, os estudos mostram que o número gravidez na adolescência é maior na população negra bem como o número de mortes por causas externas. Nossa proposta é provocar os profissionais de saúde a descobrirem o que há por traz destes números. É falta de informação? Tem a ver com a questão da pobreza?” questiona. Para Claudia Rogel é necessário ter um olhar diferenciado para este público. “É importante ter um atendimento acolhedor, estar atento às necessidades do paciente, não ter preconceitos ao atender e, principalmente, não fazer juízo de valor” afirmou.

Estas orientações também permearam a fala da coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, a pediatra Zélia Cardoso. Após esclarecer os desafios no atendimento ao paciente adolescente de apontar as suas vulnerabilidades tais como, comportamento de risco aumentado, abuso de álcool, envolvimento com drogas e violência, gravidez precoce, a pediatra chamou a atenção para a necessidade de buscar uma linguagem fácil, uma boa comunicação, manter o sigilo e considerar uma escuta que vá além da anamnese. “É necessário que o profissional tenha uma postura acolhedora com este adolescente, fortaleça o vínculo, busque a parceria e o apoio dos grupos já existentes e reconheça a nova realidade na qual a primeira relação sexual pode acontecer com garotas de até dez anos de idade”.

De acordo com a pediatra não há programas específicos para este público, como as ofertadas para as crianças, as mulheres ou os idosos, tendo em vista que são considerados saudáveis. As diretrizes da Caderneta do Adolescente visam garantir visitas médicas semestrais para adolescentes saudáveis entre 10 e 14 anos e anuais para a faixa etária de 15 a 24 anos, bem como a ampliação do acesso aos serviços antes da primeira relação sexual e a melhoria da assistência.

O Fórum Integrado da Saúde é realizado mensalmente e reúne profissionais de todas as área para debater temas pertinentes à saúde.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: