quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Moradores recebem BH CIDADANIA/CRAS Jardim Felicidade

Os moradores dos Bairros Jardim Felicidade e Solimões, na Região Norte da cidade comemoram a implantação de mais uma unidade de atendimento social da Prefeitura. Trata-se do BH CIDADANIA/CRAS Jardim felicidade. O espaço está funcionando na rua dos curumins n° 100 desde o dia 23 de dezembro e a expectativa é que atenda cerca de 1500 famílias ao ano.

O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS - é um serviço da Assistência Social, desenvolvido no Espaço BH Cidadania por meio de atividades que visam ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. É responsável por identificar e cadastrar as famílias, acolher e encaminhar as demandas desse público, realizar atividades de sociabilização em grupo e mobilizar as famílias a participarem das atividades.
Várias dessas atividades como atendimentos técnicos, oficinas, telecentro com aulas de informática, grupos de convivência e de terceira idade com cerca de 100 idosos já estão funcionando na unidade. De acordo com a Coordenadora do espaço Valéria Andrade Martins, a unidade favorece a intersetorialidade. “A vinda do CRAS para o Espaço BH CIDADANIA é uma oportunidade para mais famílias acessarem os serviços e favorece que o CRAS esteja próximo aos outros serviços que compõe o BH CIDADANIA fortalecendo a intersetorialidade”, afirmou.

Uma das novidades implantadas no BH Cidadania é o curso de formação de profissionais da construção civil para 25 alunos. Uma parceria da Escola Municipal Rui da Costa Val, PBH e o Instituto Iara Tupinambá. A seleção dos participantes e o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos acontecem na BH Cidadania/CRAS Jardim Felicidade.
BH CIDADANIA


O BH Cidadania é um programa de gestão pública desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura de Belo Horizonte e tem como objetivo descentralizar o atendimento ao cidadão, levando para dentro das comunidades, de forma intersetorial, os serviços públicos que englobam as áreas de Educação, Saúde, Esporte, Abastecimento, Assistência Social, Cultura, Direitos de Cidadania e Inclusão Digital. Sua atuação se dá em um território definido pelos índices de vulnerabilidade social, de forma a favorecer a promoção da autonomia das famílias na resolução de seus problemas.


Segundo o gerente Regional Norte de Políticas Sociais ,Ademilton Araújo, o espaço vem para melhorar o atendimento ao público na região. "O antigo espaço do Curumim Felicidade foi revitalizado pela PBH e renasce com uma vocação intersetorial ao unir vários equipamentos públicos dentro de um mesmo local, como o BH CIDADANIA /CRAS Jardim Felicidade,a E.M. Rui da Costa Val, o Centro de Saúde Felicidade I e, ainda, o Projeto de uma nova UMEI. Esta é mais uma ação de gestão estratégica da Regional Norte, pois a integração destes equipamentos otimizará os serviços públicos em uma região com o menor IDH da capital mineira", completou.

Clique ABAIXO e veja as fotos do local : http://picasaweb.google.com/SarmuNorte/BHCIDADANIACRASJardimFelicidade?feat=directlink

 FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: