quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Regional Norte realiza ação intersetorial de proteção ao idoso


A Prefeitura realizou uma operação de limpeza na casa de um morador do bairro Campo Alegre. Aos 81 anos, E.A. morava sozinho em uma casa sem condições de habitação devido ao acúmulo de inservíveis, bagulhos e material de construção que o morador recolheu nas ruas ao longo da vida.

Ao tomar conhecimento da situação, a equipe da Regional Norte articulou uma estratégia para resgatar a dignidade do morador. Em uma ação intersetorial, que envolveu as gerências regionais de Políticas Sociais, Saúde, Limpeza Urbana, Zoonoses, Vigilância Sanitária, Manutenção, Áreas de Risco e Regulação Urbana, foram retirados 46 caminhões com lixo, material orgânico, bagulho e entulho.

O trabalho de convencimento foi feito pela equipe da GERPS-N, que também articulou o restabelecimento de vínculos com familiares no Estado do Rio de Janeiro, além de encaminhar o morador para um hotel no centro de BH, bancado por um irmão do idoso.

A operação, na qual foram utilizados seis caminhões, um pá carregadeira, um retro - escavadeira e dez homens durou três dias e recolheu 184 toneladas de entulho, dentro e fora da casa onde residia o morador.

Segundo o gerente regional Norte de Políticas Sociais, Ademilton Araújo, esta é mais uma ação intersetorial complexa que a Regional Norte realiza em defesa e promoção da vida do idoso e de toda a comunidade: “Ao receber a informação sobre a situação do idoso, tomamos todas as medidas de proteção cabíveis até culminar com a ação de limpeza do imóvel. Realmente, tratava-se de um caso raro, pois todos os cômodos da casa tinham lixo acumulado do piso ao teto, sem espaço para a própria circulação do idoso”, enfatizou.

Em função do risco construtivo altíssimo, a casa teve de ser demolida e o lote foi cercado. Toda a operação de demolição e limpeza foi acompanhada por um dos irmãos que veio do Rio de Janeiro e continua acompanhando o idoso no hotel.

Clique ABAIXO  e veja as fotos da ação: http://picasaweb.google.com/SarmuNorte/AcaoDeProtecaoAoIdosoCampoAlegre?feat=directlink
 FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: