quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Regional Norte faz levantamento de combate a Bota-Fora Clandestino

Antigo Bota fora no bairro Jardim Felicidade
 A Regional Norte, por meio da Gerência Regional de Limpeza Urbana Norte, têm intensificado neste ano o combate e eliminação de bota fora clandestino com o intuito de coibir a deposição de resíduos em locais impróprios. Em 2010 a Seção de Operações Norte removeu mais de 15 mil toneladas de inservíveis em 2837 viagens de caminhão nos pontos de deposição clandestina.



Local onde era um Bota fora agora é uma Praça
 
Periodicamente são realizadas campanhas de conscientização junto à população sobre a importância de preservar e manter a cidade livre de entulhos, além de dar uma destinação correta aos resíduos produzidos. Neste ano, a gerência de Limpeza Urbana Norte erradicou oito pontos de bota-fora clandestinos na região Norte, com apoio de campanhas e plantões, contribuindo para a limpeza da cidade. Além da recuperação dos locais, são realizadas ações como cercamento, construção de praças, estacionamento, plantio de árvores, ampliação de coleta e instalação de cestos comunitários.

Campanhas de Mobilização são realizadas periodicamente
A Fiscalização de Limpeza Urbana Norte já identificou os principais pontos de deposição clandestina e está atuando com rigor para evitar que essas áreas se transformem em bota-fora clandestino, apreendendo não só os caminhões que estiverem descarregando em locais inadequados como também os carroceiros que não levarem as cargas para as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV).

De acordo com o gerente regional de Limpeza Urbana Norte, Gilmar Betti os trabalhos realizados são de extrema importância e a ajuda da população contribui. “A qualidade dos serviços de limpeza urbana de Belo Horizonte é uma conquista diária dos órgãos (SLU, regionais, fiscalização, mobilização, planejamento), e mais recentemente da Guarda Municipal. A Prefeitura conta com a ajuda dos cidadãos a contribuírem para uma cidade mais limpa”, enfatizou.

ABAIXO : Antigo Bota fora no Bairro Primeiro de Maio é transformado em estacionamento

Antes
Depois
Só neste ano foram enviados às Unidades de Recolhimento de Pequenos Volumes (URPV) cerca de 400 viagens de entulho limpo que foram destinados à Estação de Reciclagem onde o material foi reaproveitado e transformado em base asfáltica ou eco blocos para construção civil. Foram recolhidos também mais de 11 mil pneus nas URPV's e destinados à URP (unidade de recebimentos de pneus).

Para impedir a ação dos infratores, a Regional Norte vai utilizar os guardas-rodas que estão sendo retirados na implantação do Boulevard Arrudas em vários pontos da Estrada do Sanatório. Os artefatos vão dificultar as deposições, especialmente no período noturno.

 
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Gilmar Betti disse...

A Prefeitura como um todo tem trabalhado para educar e sensibilizar a população sobre sua importante participação na limpeza da nossa cidade. Porém, sem um trabalho qualitativo tão bem elaborado por nossa competente GERCOM-N,esse empenho perderia em muito seu valor. Parabéns equipe da comunicação. Gilmar