quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dia 29 de janeiro - Mundial de Combate à Hanseníase

Hanseníase é uma das mais antigas doenças que acometem o homem, havendo registros que datam 600 anos A.C, na Índia e menções na Bíblia. Trata-se de uma doença infecto-contagiosa, causada pela bactéria “Mycobacterium leprae”, cuja principal fonte de infecção é o homem, que a transmite pelas vias aéreas superiores. Deve-se mencionar que os portadores da doença, em geral, são estigmatizados pela sociedade, embora a transmissão da doença só ocorra através de contato íntimo e prolongado com o paciente. A doença acomete principalmente a pele e os nervos periféricos, se manifesta, inicialmente, através de manchas dormentes brancas ou avermelhadas na pele. Sem tratamento adequado, a doença pode evoluir para lesões dos nervos do braço, nas mãos e olhos, deixando seqüelas ou deformidades em função da falta de sensibilidade nas áreas afetadas – a pessoa não sente quando sofre algum ferimento ou queimadura, por exemplo.

A doença tem cura e o tratamento é feito gratuitamente nos centros de saúde, sem necessidade de internação, a não ser em casos especiais. Vale lembrar que quando mais cedo for estabelecido o diagnóstico e iniciado o tratamento, mais rápida a cura.

Apesar de ser uma doença em 100% curável, ainda temos altos índices de casos e seqüelas no País. Embora a maioria das pessoas tenha uma resistência natural ao bacilo de Hansen e não desenvolvem a doença, mesmo que tenha contato com ele, o Brasil registra hoje cerca de 50 mil novos casos de Hanseníase a cada ano, inclusive em crianças. Na Regional Norte, foram registrados em 2010, 6 casos novos, que estão em tratamento nos centros de saúde Etelvina Carneiro, Jaqueline, Primeiro de Maio e Tupi.

Lamentavelmente, ainda persistimos com tratamentos realizados de forma irregular ou realizados em centros de especialidades, fatos que podem estar contribuindo para o alto índice de abandono do mesmo e com manutenção da doença em nosso meio.

Artigo escrito pela Referência Técnica da Gerência Regional de Epidemiologia Norte Cláudia Macedo.



O Centro de Saúde Jardim Felicidade I está promovendo, desde o dia 24 de janeiro, uma programação para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase, na qual consta a exibição de vídeos, palestras, treinamentos, mostra de artes e artesanato. As atividades terminam nesta sexta-feira, dia 28.

O Centro de Saúde Jardim Felicidade I fica na Rua Vinte e Oito, 38, Jardim Felicidade.
Telefones: 3277-6767 ou 3277-6788






FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)







Um comentário:

Matheus disse...

Parabéns pelo blog! Favor, se possível, divulgar e-mail da regional ou da pessoa que coordenado o blog para tratarmos de assuntos ligados a página. Agradeço!