quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Trabalho preventivo de Área de Risco é eficaz na regional Norte


Famílias são removidas de Área de Risco

O trabalho preventivo realizado pela Secretaria Regional Norte, durante todo o ano de 2010, por meio da Gerência regional de Área de Risco, surte efeitos no início deste ano. Até o momento não houve ocorrências de deslizamentos significativos em áreas da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), ou quedas de imóveis de acordo com informações do gerente regional, José Adeílson Colares.

O intenso trabalho de prevenção inclui: indicação de famílias para remoção definitiva como forma de precaução, inspeção e realização da operação pente fino com 1500 vistorias realizadas em 2010 em imóveis que estão em grau de risco alto e muito alto, além da execução de 21 obras sendo cinco em andamento para eliminação do mesmo.

A operação é realizada todo ano nos meses que precedem a estação chuvosa e faz parte das ações preventivas nas áreas que estão sujeitas a escorregamento de encosta, alagamento ou inundação. Foram realizadas ainda 36 intervenções para a eliminação do risco em 11 vilas e conjuntos habitacionais da regional, beneficiando diretamente vinte famílias e uma população de aproximadamente 1500 pessoas.

De acordo com o Gerente regional Norte de Área de Risco, José Adeílson Colares, o período ainda merece atenção. “Estamos no meio do período chuvoso e as pessoas que moram em área de risco devem estar alerta. Com as chuvas dos meses de novembro, dezembro e do início deste mês o solo está saturado (muito encharcado), o que facilita a ocorrência de deslizamentos”, disse.

Colares informou ainda que a Regional Norte está trabalhando em parceria constante com a URBEL e o Núcleo de Defesa Civil da Comunidade (NUDEC), e todo alerta de chuva forte recebido pela PBH é repassado imediatamente aos núcleos para que o mesmo seja repassado à comunidade. “É feito ainda o acompanhamento das obras e vistorias solicitadas pela comunidade, facilitando assim a interação do Poder Público e Comunidade nas ações de prevenção ao risco”, declarou.

Os Núdec's participam do diagnóstico, acionam a prefeitura, orientam os moradores e multiplicam informações que o plantão de área de risco repassa, ou seja, compartilham decisões e soluções.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: