segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Prótese dentária é tema de fórum na Regional Norte


A Prefeitura de Belo Horizonte está iniciando nos Centros de Saúde da capital o projeto de implantação de próteses parcial ou total. Na Regional Norte, seis Unidades básicas de saúde aderiram ao programa. Com o objetivo de ampliar a adesão, a Gerência Regional de Saúde Norte escolheu para o VI Fórum Integrado de Saúde o tema A oferta da prótese dentária pela Atenção Primária em Saúde e suas implicações nas áreas de Nutrição e Fonoaudiologia.


Para falar sobre o assunto, a equipe convidou o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Tenório Cavalcanti que ressaltou o déficit que o poder público tem com a camada mais carente da população e que o objetivo desta proposta é promover a inclusão social, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas “Restabelecer a saúde bucal vai além da questão estética, tão importante para as relações sociais, mas abrange a questão da saúde, pois a falta de dentes prejudica a função mastigatória e compromete a nutrição do indivíduo”, afirmou.

Além da palestra, o Fórum trouxe ainda relatos de experiências exitosas realizadas nas regionais Pampulha e Norte. O cirurgião dentista Carlos Inácio Andrade que atua no Centro de Saúde Providência falou do trabalho de reabilitação progressiva desenvolvido por ele. “Atualmente 90% do meu atendimento é voltado para a implantação de próteses. É um grande desafio para a equipe atender a estes pacientes, mas sabemos que com a prótese o paciente é reinserido socialmente. a reabilitação não é só uma ciência, mas um compromisso social”, destacou.

 
O Fórum Integrado de Saúde é um encontro mensal que busca reunir profissionais da área para debater assuntos pertinentes e melhorar a integração entre os diversos setores.

 
 
 
 
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: