segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Secretário Regional Norte visita local onde será implantada academia da cidade




A Prefeitura vai implantar mais uma Academia da Cidade na Regional Norte. No último dia 3, o secretário Harley Carvalho e a secretária adjunta Wilma Lisboa, acompanhados por uma equipe técnica e alguns parlamentares, visitaram a praça do bairro Campo Alegre, onde está prevista a implantação da oitava unidade da Academia da Cidade da Regional Norte. O projeto está em fase de licitação e a previsão é de que seja entregue à população no segundo semestre de 2011.


Local onde será implantada a Academia da Cidade
 Cada uma das sete unidades existentes na Regional Norte atende em média 5oo pessoas. Os alunos se exercitam três vezes por semana em uma aula com duração de uma hora, na qual são monitorados por dois profissionais de Educação Física e dois estagiários. Durante as atividades, os participantes trabalham a força, flexibilidade, condicionamento, equilíbrio e postura. Uma das peculiaridades da Academia da Cidade é que alguns materiais são alternativos, como os pesos feitos com garrafas pet e cabo de vassoura.

Antes de iniciarem os exercícios, os usuários passam por avaliação física, respondem um questionário de saúde, medem a pressão arterial, avaliam a freqüência cardíaca, peso e altura, medidas de circunferência e percentual de gordura. A cada seis meses os usuários são reavaliados.


Geralda Maria Costa
A moradora do bairro Campo Alegre, a idosa Geralda Maria Costa, comemora a construção de mais uma unidade da PBH em prol da saúde. “Estou muito feliz com a implantação da Academia da Cidade aqui no bairro. Vejo que a Prefeitura está não só ajudando o bairro com melhores estruturas como todos nós moradores”, completou.

De acordo com Ayslam de Carvalho, Referência Técnica das Academias da Cidade da Regional Norte, o principal objetivo é cuidar da saúde das pessoas. “O nosso foco não é a estética e sim a promoção da saúde dos usuários. A atividade física é muito importante como fator de prevenção de doenças de risco como diabetes, problemas cardiovasculares e a obesidade. As aulas buscam motivação na prática do exercício e socialização das pessoas cuidando da saúde mental”, enfatizou.

Moradores acompanharam a visita
A Academia da Cidade é desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Promover saúde e contribuir para melhoria da qualidade de vida são os principais objetivos do programa.


 
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte  (GERCOM-N)

Nenhum comentário: