sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Projeto Quinta Cultural reúne mais de 200 pessoas no Espaço BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira



Intervenção cênica no intervalo do show agradou a plateia

Casa cheia, decoração original e um grupo musical formado por amigos marcaram a reabertura do Projeto Quinta Cultural, promovido pelo BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira/ CRAS Novo Aarão Reis. O grupo De Amigos para Amigos, formado pelo educador social Júlio César de Oliveira e seus amigos, fez uma releitura da música sertaneja inserindo novos instrumentos, novos arranjos e principalmente, um público novo, formado por jovens do projeto Bato Lata.


A inserção de instrumentos novos, como a guitarra, por exemplo, trouxe uma sonoridade diferente que encantou a platéia. Durante 1h30, oito músicos e três atores fizeram uma apresentação eclética e divertida. O público respondeu ao chamado participação e cantou músicas consagradas como Tocando em frente, de Almir Sater, Bola de meia, bola de gude, de Milton Nascimento, e ainda, Tente outra vez, de Raul Seixas, e Peixinhos do mar, de Lulu Santos e Nelson Mota, entre outras.


A decoração com garrafas iluminadas
deu um charme a mais ao espetáculo
Júlio César explica como foi a formação do espetáculo Resgate da Música Sertaneja Caipira. “Esta nova proposta é na verdade a realização de um sonho. Eu estudo viola e sempre gostei de rock. Então fiz uma mistura de viola com guitarra e ainda acrescentei um pouco da percussão do Bato Lata. A mistura deu certo: conseguimos unir jovens e idosos, por meio de um resgate do que ficou perdido na infância, e ainda mostrar que a música sertaneja não é coisa de caipira, não. Pode ser bem moderna.”


O grupo se apresentou com um repertório eclético

Vestidos com roupa de ginástica, o casal Karina Batista Duarte Guerra e Jean Castro de Souza fazia caminhada na avenida quando percebem o movimento e entraram para ver a apresentação. “Sempre passamos aqui na porta quando estamos fazendo caminhada e eu não sabia que este equipamento era tão bonito por dentro. Agora que sei que tem apresentações gratuitas, vou me programar para participar toda quinta-feira.” afirmou Jean Castro que é professor de forró e morador do bairro São Gabriel. Outra que prometeu não perder nenhum espetáculo foi a dona de casa Antônia Francisca de Oliveira. “Eu participo de várias atividades oferecidas pelo CRAS: Academia da Cidade, palestras e agora apresentações musicais. Eu venho e trago minha família junto porque eu acho muito bom. Além da programação ser variada, tem qualidade e, o melhor, é de graça. A ‘gente tava’ precisando de alguma coisa assim. Eu adorei e na quinta nós estaremos de volta”.

 O grupo Bato Lata fez sucesso
Lançado em agosto de 2010, o Projeto Quinta Cultural é desenvolvido pelo BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira e tem como objetivo promover a cultura no território. Para a referência técnica de cultura do BH Cidadania, Andrea Souza Lima, é necessário que a comunidade se aproprie do espaço quer seja para assistir quer seja para se apresentar. “Estamos fazendo um censo cultural que vai indicar toda a movimentação cultural que há neste território e o que a comunidade pretende ver apresentado no palco, explicou.” Nos próximos dois meses, segundo Andrea Lima, as apresentações serão realizadas semente pelos grupos artísticos da região, mas a proposta é abrir o espaço para grupos de outras regiões também.
Na próxima semana haverá a exibição do filme Dona Mariquinha, às 19 horas.
Os interessados devem retirar o convite na portaria do BH Cidadania ( AV. Risoleta Neves, 374, Novo Aarão Reis) durante a semana.









FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: