quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Regional Norte finaliza projeto em benefício dos idosos

A Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais em parceria com a Regional Norte finalizou nesta semana o projeto “Casa Segura do Idoso – Kit Banheiro”. Ao todo serão instalados 69 kits que contém barras de apoio, piso antiderrapante e correção da altura do vaso sanitário e lavatório com objetivo de evitar as quedas. O projeto de instalação foi desenvolvido pela gerência regional Norte de manutenção.

O NASF um dos parceiros dos trabalhos visitou 104 residências na regional norte onde 79 foram indicadas e 69 aprovadas para instalação de acordo com a necessidade de cada morador. Segundo a Coordenadora do Núcleo de Apoio à saúde da família Norte, Sandra Ribeiro da Silva, o NASF realiza desde 2006 atividades de promoção prevenção e reabilitação dos idosos com pretensão à queda. Durante a visita são feitos exercícios de fortalecimento muscular e dicas de prevenção com objetivo de proteger a saúde do idoso. Ela Afirma ainda que 66 % dos atendimentos aos usuários por meio de visitas domiciliares são idosos.

Rosa Adriana, idosa, e participante do Grupo Mensageiros da Paz, do bairro Jardim Felicidade, comenta as dificuldades enfrentadas. “Quem é dona de casa, como eu, passa várias situações tristes na vida como essas quedas, e isso nos ajuda a enfrentar os problemas que acontecem no dia-dia. Estou muito satisfeita”, declarou .

De acordo com o gerente Regional Norte de Manutenção, Igor Luís Barroso, o projeto visa à adequação do banheiro para que os idosos usem com segurança, diminuindo os riscos de queda. “O espaço é ampliado e a estrutura melhorada já que um estudo constatou que o maior número de quedas acontece entre o quarto e o banheiro”, disse.

Algumas dicas podem ajudar na prevenção como, por exemplo, retirar objetos, brinquedos e tapetes soltos do chão da casa, evitar tacos ou cerâmicas soltas, evitar desníveis do piso, prender os animais domésticos para evitar “trombadas”, colocar corrimão firme nas escadas e evitar degraus irregulares. No banheiro o cuidado deve ser redobrado. Além de utilizar piso antiderrapante é necessário usar barras laterais de apoio para uso do vaso sanitário e de chuveiro.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: