quarta-feira, 6 de abril de 2011

Academia da Cidade promove saúde na Regional Norte



Promover a Saúde, bem estar e socialização das pessoas. Estes são os objetivos da Prefeitura de Belo Horizonte através do Programa Academia da Cidade, da Secretaria Municipal de Saúde. Na regional Norte a atividade é destaque no BH Cidadania Providência, local que possui alto número de usuários participando diariamente dos exercícios físicos.Nesta quarta-feira,dia 06, no período matinal mais de 300 alunos participaram das atividades.
 
As aulas acontecem de segunda à sexta-feira e tem duração de uma hora. No período da manhã entre 7 e 12h e também à noite de 17 ás 22h. Os intervalos são entre os horários de 10 ás 11h, no período matinal e de 20 ás 21h no período noturno. Ao todo participam da Academia da Cidade no BH Cidadania Providência , 750 pessoas,sendo 660 mulheres e 90 Homens. A maioria dos freqüentadores com idade superior a 50 anos. A unidade conta ainda com quatro profissionais de educação física e quatro estagiários para orientar as aulas.


Sandra das Graças Gomes
Durante as atividades, os participantes trabalham a força, flexibilidade, condicionamento, equilíbrio e postura. Uma das peculiaridades é que alguns materiais são alternativos, como os pesos feitos com garrafas pet e cabo de vassoura. De acordo com a participante da academia da cidade, Sandra das Graças Gomes, 63.a, e aluna há mais de um ano, os trabalhos proporcionaram saúde. “A academia é ótima. Ajudou-me muito. Estava sentindo dores na coluna e nos ombros. Depois que entrei aqui, recebi orientações que me ajudaram a corrigir a postura e melhorar o condicionamento físico. Quem ainda não conhece, afirmo que podem vir que serão felizes”, enfatizou.


Avaliação Física


 
Peso é feito com material reaproveitado
Todos os alunos ao entrar na academia passam por avaliação física inicial com objetivo de verificar as condições atuais de saúde. Eles são orientados por profissionais de educação física e avaliados como aptos ou não aptos. Em caso de não estar apto a iniciar as atividades, o aluno é encaminhado para o centro de saúde mais próximo e deve receber uma nova avaliação médica.


Usuários recebem dicas de saúde
Para a professora de Educação Física da unidade, Vanda Lúcia Soares Bicalho, o principal objetivo é promover a saúde. “Quanto melhor a saúde dos alunos, melhor é a qualidade de vida deles. Procuramos conscientizar as pessoas sobre a promoção da saúde e também da socialização. Não queremos que fiquem dependentes do serviço, mas sim de cuidar da saúde, seja dentro de casa ou aqui”, afirmou. Na regional Norte são sete academias da cidade, e mais uma está em construção, no bairro Campo Alegre. Mais de 3500 pessoas utilizam o serviço.


GALERIA DE FOTOS: https://picasaweb.google.com/SarmuNorte/ACADEMIADACIDADEPROVIDENCIA?feat=directlink


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Ivan Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.